Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tito Rabat quer o top-10

09 de Março, 2016

Ao longo dos testes, ficou claro que a Honda não é hoje a maior força da grelha, mas Rabat acredita que a evolução de Marc Márquez

Fotografia: AFP

A época'2016 da MotoGP não vai ter muitas caras novas, tal como o visual das motos, a grelha foi minimamente alterada com Tito Rabat a aparecer como único estreante. Perto da véspera da largada do Grande Prémio do Qatar, a primeira prova do calendário, Rabat esteve em Madrid na segunda-feira para acompanhar a apresentação das equipas da Estrella Galícia 0,0 e reconheceu que enfrenta o  maior desafio profissional.

Em declarações à imprensa, o jovem piloto disse que para si "é um orgulho" ter sido escolhido para dar o salto para a MotoGP. Rabat disse querer lutar pelo título desde o Qatar.

"Ainda tenho a mesma ilusão dos 14 anos, depois dos testes. É, com certeza, o desafio mais difícil da minha vida, mas também o que mais me motiva”, reconheceu. Rabat disse que teve dois anos com muita responsabilidade e agora isso diminuiu um pouco.

"Devo tomar o meu tempo e aprender sempre sem parar de avançar, porque o primeiro ano na MotoGP sempre é difícil e nem todos se adaptam igual. É preciso dar pequenos passos adiante sem muitas quedas”, ponderou.

Na série final de testes da pré-época, realizada na pista de Losail, Tito conseguiu o 17º tempo, 2s217 atrás de Jorge Lorenzo, o líder dos trabalhos. Apesar do atraso, o piloto da Marc VDS fez uma avaliação positiva dos testes, mas reconheceu que ainda precisa de adaptar-se melhor à RC213V.
“Os testes foram positivos. Adaptei-me à velocidade, à travagem, à electrónica.

É preciso encontrar a solução para virar a moto com a confiança, porque não a tenho. Terei de adaptar-me , mas precisamos de mais feeling à frente”, comentou. Ao longo dos testes, ficou claro que a Honda não é hoje a maior força da grelha, mas Rabat acredita que a evolução de Marc Márquez nos exercícios do Qatar já é um indício de melhoria.