Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Top Nacional caça talentos

Rosa Napoleão - 27 de Agosto, 2015

Walter Faustino ostenta várias medalhas

Fotografia: Jornal dos Desportos

A direcção técnica da Federação Angolana de Ju -Jitsu realiza a partir da próxima semana, o Top Nacional em todas as províncias do país. O programa contempla a observação de atletas seniores com potencialidades para integrar a selecção nacional, que vai participar do campeonato do mundo, a ter lugar em Bangcoque, Tailândia.

Com objectivo de melhorar a prestação no campeonato do mundo, a ter lugar em Outubro, na cidade de Joanesburgo, África do Sul, a selecção nacional sénior masculina trabalha afincadamente na Cidadela Desportiva. Entre os desportos praticados no país, o ju-jitsu é a única modalidade que obteve medalhas de ouro, prata e bronze em dois campeonatos mundiais consecutivos, realizados nos Emirados Árabes Unidos, no Dubai. Em 2012, Walter Faustino conquistou o título de campeão mundial e no ano seguinte, a medalha de prata. Nesse ano, Leonel Ferreira, também conhecido por Terramoto, conquistou a medalha de ouro. Em Abril de 2015, Terramoto ergueu a medalha de bronze.

JU-JITSU

Vodão vence torneio  Zé Dú A Academia de ju-jitsu tradicional de Luanda, Kake Vodão, conquistou a segunda edição do Torneio Zé Dú, na última terça-feira, ao totalizar cinco medalhas de ouro e uma de prata. A prova que decorreu na Cidadela Desportiva, contou com a presença de três academias.A equipa vencedora atingiu o topo por intermédio dos atletas Fapalo Avelino (-55kg), Abdul Manuel, (-62kg), Makito Paxe, (-77kg), Kudi Adriano, (-85kg) e Makiesse Ismael, (-69kg). Todos conquistaram medalhas de ouro.

A competição promovida pela Federação Angolana de Ju-jutsu, em saudação ao 73º aniversário natalício do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, colocou em segundo lugar a equipa do Atemi com uma medalha de ouro, quatro de prata e uma de bronze. A equipa do Randor terminou em terceiro com quatro medalhas de bronze.A segunda edição do Torneio Zé Dú contou com fundos internos da Federação, segundo o Mestre Mfumo Lucoki, director da prova.

REGOZIJO
O atleta da Academia do Kake Vodão, Kudi Adriano, mostrou-se regozijado com a conquista de medalha de ouro, na categoria de -85kg, no torneio que visou homenagear o Presidente da República, José Eduardo dos Santos. O campeão admitiu dificuldades para levar de vencida o atleta da Academia Atemis.“Não foi fácil derrotar o meu adversário. Felizmente, tive de treinar muito para ganhar o combate”, disse.

Kudi Adriano assegurou, que “muitos atletas estão a surgir na modalidade e apresentam níveis competitivos altos”. Com isso, a modalidade está a desenvolver-se e “derrotar um adversário é necessário muita técnica e agir rápido”. Kudi Adriano é campeão nacional sénior da sua categoria. O atleta promete obter medalhas com a selecção nacional no campeonato africano, a realizar-se em Outubro.“Vou dar o meu melhor e estou a preparar-me para dignificar a bandeira de Angola”, disse.