Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tquio projecta estdio para os Jogos de 2020

17 de Novembro, 2015

Tóquio projecta estádio para os Jogos de 2020 Instituto do Desporto do Japão anunciou ontem que o Estádio Olímpico dos Jogos Tóquio 2020 começará a ser construído em 2017, embora só hoje termine o prazo para a apresentação das propostas arquitectónicas.Segundo o porta-voz do organismo nipónico, Takakuni Ikeda, a nova infra-estrutura será construída nos terrenos do antigo estádio olímpico, demolido há um mês, e ocupará uma área de 113.000 metros quadrados.

A proposta inicialmente vencedora, desenhada pela arquitecta Zaha Hadid, acabou por ser ‘chumbada’ pelo Governo japonês devido aos elevados custos. O projecto de Zaha Hadid consistia num novo estádio com capacidade para 80.000 pessoas e tecto amovível, mas foi recusado pelos elevados custos e ao design demasiado arrojado para a arquitectura circundante.

O estádio dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 tem um orçamento reservado de 155.000 milhões de ienes (1.131 milhões de euros), como determinou o Governo em finais de Agosto.O montante representa quase metade do valor do projecto concebido inicialmente, cujos custos ‘dispararam’ até aos 252.000 milhões de ienes (1.855 milhões de euros).O novo plano revê também em baixa o número previsto de lugares fixos, de 80.000 para 68.000, apesar de a capacidade de lotação inicial poder ser atingida com a colocação de bancadas suplementares.

AOS 13 ANOS
Atleta olímpico  morre na China

O chinês Guo Jie, atleta mais velho a participar de um Jogo Olímpico, morreu no último domingo. Nascido em Dalian, tinha 103 anos e havia competido nos Jogos de Berlim, Alemanha, em 1936.A morte foi divulgada pela Universidade de Educação Física de Xian, onde trabalhou durante a sua vida. A causa, entretanto, não foi informada.

Guo Jie  classificou-se para os Jogos Olímpicos de Berlim na disciplina de arremesso de disco ao estabelecer o recorde chinês da época, com 21,07m. Em Berlim, melhorou a marca ao fazer 21,13m. Isso não foi o suficiente para garantir uma vaga na final.Em 2008, antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, Guo Jie carregou a tocha pelas ruas de Xian. Na altura, com 97 anos, correu o trajecto sob aplausos da população.A Associação Internacional das Federações de Atletismo publicou uma nota de pesar no seu site.