Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio 4 de Abril junta atletas no CTL

19 de Março, 2013

Torneio 4 de Abril, em alusão ao Dia da Paz em Angola.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois do torneio Março-Mulher, as tenistas nacionais começam a preparar o torneio 4 de Abril, em alusão ao Dia da Paz em Angola. A competição da Federação Angolana de Ténis (FAT) vai juntar as duas classes (masculina e feminina) nas quadras do Clube de Ténis de Luanda, durante cinco dias, com início previsto para 31 de Março.

A atleta do IMEL/Team Elite, Camila Zangue, é apontada como a favorita da prova, em virtude das suas elevadas performances demonstradas no torneio Março-Mulher. Camila Zangue detém um controlo de bola extraordinário, o que atrapalha as suas adversárias.

Na classe masculina, o jovem Eduardo Morais, também conhecido por Erickson, lidera a lista de prováveis vencedores. O jogador da Protector treinado por Plínio Pedro venceu recentemente o torneio de abertura, numa final desequilibrada. Os seus fortes saques constituem a arma principal.

A época de 2013 está recheada de actividades para a Federação liderada por Matias Castro da Silva. Depois de uma reunião com o representante da Federação Internacional de Ténis (ITF), na África do Sul, o presidente da FAT está empenhado para que o país regresse às competições e aos simpósios internacionais.

Matias Castro da Silva vai chefiar este ano uma delegação da FAT à Assembleia-Geral da ITF, em França, e à Confederação Africana, no Quénia.


RANKING ATP 
Nadal recupera lugar


O espanhol Rafael Nadal surgiu ontem no 4º lugar do ranking ATP graças ao triunfo em Indian Wells (Estados Unidos), no domingo passado.

O tenista bateu Juan Martín Del Potro na final do torneio californiano (4-6, 6-3, 6-4) e os pontos conseguidos permitiram-lhe ultrapassar o compatriota Juan Ferrer, com quem trocou de posição na classificação que continua a ser liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

Entre os portugueses, destaque para a subida de seis lugares protagonizada por João Sousa, que é agora 86º - a sua melhor classificação de sempre -, e para a descida de 13, de Frederico Gil (196º).


VENCEU POTRO


Nadal venceu Del Potro e conquistou o 22º Masters 1.000 da carreira. O tenista espanhol começou mal e perdeu o primeiro set para o argentino por 4-6, mas acabou por recuperar a tempo e vencer os restantes por 6-3 e 6-4.

Com este triunfo em solo californiano, o número cinco do ranking mundial venceu o 22º título em torneios do Masters 1000, depois de ter estado afastado dos courts durante sete meses devido a uma lesão no joelho esquerdo.

A vitória em Indian Wells é a primeira em piso sintético desde Tóquio’2010.

O tenista espanhol, que já tinha vencido o Masters 1000 de Indian Wells em 2007 e 2009, subiu ao quarto lugar do ranking, na tabela publicada ontem.

Entretanto, a vitória frente a Caroline Wozniacki valeu a Maria Sharapova não só a conquista do título de Indian Wells pela segunda vez, mas também uma subida até ao segundo lugar do ranking WTA.

A bela tenista russa trocou de posição com a bielorrussa Victoria Azarenka, que se ficou pelos quartos de final do torneio californiano - é agora terceira - e se aproximou da liderança de Serena Williams.