Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio "Angola livre" arranca esta semana

Joo Francisco - 05 de Novembro, 2018

A organizao tem quase toda a direco da FAX, com o prprio presidente

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com objectivo de saudar condignamente o 43º aniversário da Independência Nacional, a Federação Angolana de Xadrez (FAX) realiza de 08 a 14 do mês em curso, um torneio aberto (Open) à todos participantes, sejam federados ou não, cujas inscrições terminam na quinta-feira.
A grande novidade, é o facto da organização estipular um valor superior  Akz, 3.000,00, como limite  na cobrança de \"taxas de inscrição\", que segundo eles, \" deve pagar-se para suportar custos relacionados com a organização do torneio, conforme a seguinte tabela: Mestres Internacionais Akz 1, 000.00, Mestres Fides e Mestres Nacionais, Akz 1,500,00, restantes titulados pela FAX e FIDE, Akz 2,000,00, jogadores não titulados, Akz 3,000,00.
A organização tem quase toda a direcção da FAX, com o próprio presidente,  Tito Correia Martins , a assumir a coordenação da prova, comunica que o torneio inicia no mesmo dia em que terminam as inscrições às 13h00 de quinta-feira.
No primeiro dia, além da reunião técnica, vão ser disputadas duas jornadas (a 1ª e a 2ª). Para a sexta-feira (09.11.2018) vão jogar para a 3ª e a 4ª jornads. E, as posteriores rondas, nos dias subsequentes com duplas jornadas. Apenas, nos dias úteis até o fim, vão ser disputadas jornadas em separado.
Segundo ainda a organização, \"o sistema de jogo vai ser o \"suíço\" a 7 ou 9 jornadas, a depender do número de participantes. Uma participação acima de 42 jogadores deve implicar uma segunda opção. Cada jogador tem uma hora (1h00) com incremento de 30 segundos, a partir do primeiro, para terminar a partida\".
O \"Open\" é reservado aos praticantes de dois escalões (masculino e feminino), sem distinção de faixas etárias. Contudo, há um torneio especificamente feminino.