Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio abre actividades da FAX

Álvaro Alexandre - 11 de Fevereiro, 2016

Associação encurta jornadas do provincial

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Torneio 19 de Fevereiro disputa-se de 13 a 19 do mês em curso, nas instalações da Federação Angolana de Xadrez (FAX), com a participação dos principais maestros nacionais das peças xadrezísticas. A direcção técnica abre as  portas às competições agendadas para presente época, com uma prova dedicada ao 35ª aniversário da FAX, a assinalar-se no dia 19  deste mês.

O secretário executivo do torneio, Manuel Pedro,  disse que pretendem comemorar de modo diferenciado o 35ª aniversário da instituição, que é responsável pela política e fomento do xadrez no país. "É nossa intenção congregar os xadrezistas do topo nacional. A competição estará um pouquinho fragilizada com as ausências dos atletas do Progresso, no período referenciado não poderão dar o seu contributo, visto que estão a cumprir um calendário desportivo, no Brasil. Como está estruturado o quadro o despique será travado entre os jogadores do 1º de Agosto e da EPAL",  destacou.

Manuel Pedro pediu aos praticantes para se inscreverem  no torneio. "Nós não vamos colocar entraves nas inscrições. A organização está a dar a máxima prioridade aos mais relevantes da nossa praça. Para conseguirmos uma grande qualidade no torneio contamos com as presenças dos Mestres Internacionais Adérito Pedro e Amorim Agnelo, Mestres Fide Eduardo Pascoal e Ediberto Domingos e os Candidatos a Mestre João Júlio e Cambando José", referiu.A prova vai ser disputado no sistema aberto a nove jornadas e ao ritmo de 90 minutos por partida. As inscrições começam hoje, às 10 horas, na sede da FAX e a reunião técnica está marcada para sábado, uma hora antes do arranque da primeira jornada, para efectivar o emparceiramento dos atletas.