Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio anula taxa de participação

Álvaro Alexandre - 13 de Fevereiro, 2016

Federação Angolana de Xadrez realiza torneio aberto para celebrar mais um aniversário de constituição

Fotografia: M.Machangongo

O Comité organizador do Torneio 19 de Fevereiro, inserido nas festividades do 35º aniversário da FAX a assinalar-se no dia 19  do corrente, anulou a taxa de participação aprovada na reunião preparatória para permitir mais adesão de atletas e evitar a exclusão. A cobrança de 500 kwanzas como taxa de inscrição provocou fraca adesão de participantes.

Com a anulação da cobrança, a previsão é de 40 atletas estarem inscritos para o torneio que hoje começa às 15h00, nas instalações da Federação Angolana de Xadrez. As inscrições terminam 30 minutos antes do arranque da competição.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o secretário executivo do torneio, Manuel Pedro,  explicou os motivos do recuo da decisão aprovada.

“Os nossos principais parceiros, os atletas, não aprovaram o pagamento da taxa de participação e justificaram que não têm dinheiro para disponibilizar no torneio da Federação”, aclarou.Manuel Pedro revelou que “os atletas estão descapitalizados e os prémios assegurados nos poucos torneios organizados pela FAX tem servido de escape para atenuar as dificuldades nos seus lares”.

O Torneio 19 de Fevereiro vai ser disputado no sistema aberto e o emparceiramento da primeira jornada acontece após o fim das inscrições perante os participantes. O evento vai ser disputado no sistema suíço, a sete jornadas, e o ritmo de jogo é de 90 minutos por partida.

Os dez principais tabuleiros estão reservados aos Mestres Internacionais (MI) Adérito Pedro e Amorim Agnelo, Mestres Fide (MF) Eduardo Pascoal e Ediberto Domingos e os Candidatos a Mestre (CM) João Júlio e Cambando José, entre os mais sonantes.

A ausência do melhor angolano da actualidade é a nota negativa do evento.  O MI David Silva encontra-se no Brasil em companhia de colegas de equipa o MI Erikson Soares e o MF Cristiano Aguiar, todos do Progresso do Sambizanga. Os três angolanos vão disputar dois torneios e frequentar um seminário de capacitação.