Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio da criança arranca hoje

Rosa Panzo - 03 de Junho, 2017

Crianças de escolas de formação buscam um lugar para classe Optimist na baía de Luanda

Fotografia: José Soares | Edições Novembro

Em declarações aos Jornal dos Desportos, o coordenador para a vela e canoagem do CNIL, Mateus Afonso, disse que os petizes estão preparados para a prova. O certame é de carácter competitivo e recreativo.

\"O objectivo principal da prova não é a conquista dos troféus, mas recreativa. Tem como finalidade o lançamento de novos integrantes nas equipas principais de Optimist. Por esse facto, os nossos velejadores ambicionam o pódio para demonstrarem o que aprendem nas escolas de formação\", disse.

Em busca do troféu, lutam 21 velejadores, dos quais 10 são do Clube Náutico, cinco da Marinha de Guerra, três do Petro de Luanda e três do 1º de Agosto. Para o dirigente, a condição de organizador faz com que o clube tenha obrigações acrescidas neste torneio. \"Por isso, os pupilos  vão lutar para dominar o pódio\", garantiu.

A prova de jovens tem também carácter classificativo.

\"A prova vai contar para a classificação na categoria \"C\" e obedece ao regulamento 20 da ISAF, Código de Publicidade\", esclareceu.

O dirigente alertou ainda que a organização vai exigir a todos os concorrentes a colocação de publicidade fornecida pela comissão ao abrigo do mesmo regulamento.

A canoagem vai ser o primeiro desporto em acção com início  para as 9h00. A prova é disputada na classe Optimist. Nesta categoria, os alunos das diferentes escolas são os principais protagonistas no torneio que se realiza anualmente.

O evento tem como um dos objectivos avaliar as competências desportivas dos formandos. Os monitores e treinadores analisam a qualidade técnica dos atletas assimilado durante o último ciclo.