Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio da sarpcco arranca esta tarde

Silva Cacuti - 03 de Agosto, 2019

Cerimnia acontece s 14h30 no Estdio dos Coqueiros

Fotografia: M. MACHANGONGO| EDIES NOVEMBRO

Sob o olhar do governador provincial, Sérgio Rescova, a cidade de Luanda abre hoje às portas à  10ª edição do torneio da Organização de Cooperação dos Chefes de Polícia da Região Austral de África (SARPCCO), que vai decorrer até 15 do corrente. A cerimónia de abertura acontece a partir das 14h30, no Estádio dos Coqueiros, e vai ser presidida pelo comandante - geral da Polícia Nacional, Paulo de Almeida. Num ambiente festivo em que se espera diversos convidados, com destaque para o ministro do Interior, Eugénio Laborinho e os embaixadores dos países representados na competição, representantes do Ministério da Juventude e Desportos, Comité Olímpico, de entre outros. A cerimónia vai ser corporizada pelo desfile das delegações, discursos, içar das bandeiras a que se seguirão uma parte cultural, abrilhantada pela Brigada Artística da Polícia Nacional e o Jogo inaugural do torneio de futebol masculino, entre as selecções nacionais de Angola e Moçambique. Um dos momentos altos da cerimónia pode ser a actuação da cantora Noite e Dia que integra a brigada artística que vai abrilhantar o momento cultural. É a primeira vez que Luanda acolhe a prova. Inicialmente, a capital angolana devia acolher a competição em 2017, não o fez devido ao momento eleitoral que se vivia no país. A prova vai disputar-se sob a coordenação de António Pedro Candela. A prova vai contar com mais de 750 atletas, nas seis modalidades inscritas. Angola é o oitavo país a acolher os jogos, depois da África do Sul (1999, 2001 e 2005); Botsuana (2003); Zimbabwe (2007); Malawi (2009); Congo Democrático (2011); Namíbia (2013); e E-Swatini (2015). A SARPCCO é uma organização policial criada na reunião de 31 de Julho à 1 de Agosto de 1995, em Victória Falls, no Zimbabwe, com objectivo da perseguição implacável contra o crime regional e transnacional. Na reunião do 1º aniversário da SARPCCO, realizada de 29 à 30 de Julho de 1996, em Swakopmund, Namíbia, foi decidido que no espírito de boa vizinhança e as actividades desportivas seriam fomentadas e encorajadas. Foi decidido que \"através do desporto os agentes da polícia podiam manter contactos e alargar ao ambiente de trabalho”. Assim, surgiram os jogos da SARPCCO, que têm uma periodicidade bienal.

CORTA- MATO
CORRE PELA MANHÃ

Hoje, às 7h30, na floresta da Ilha do Cabo, realiza-se a prova de corta-mato, inserida na 10ª edição dos jogos da Sarpcco. Na verdade, vai ser a primeira competição a ser realizada, antes da cerimónia de abertura, segundo Belmiro Carmelino, da organização. A reunião técnica da prova foi efectuada ontem, no complexo habitacional Futungo II. O atletismo é a modalidade com o maior número de países participantes.

Jogos da Sarpcco
Equipa campeã de futebol falha defesa do troféu

A representação do Malawi vai estar ausente da 10ª edição dos jogos da Organização de Cooperação dos Chefes de Polícia da Região Austral de África (SARPCCO), que hoje começam a ser disputados, em Luanda. Os malawis detêm o título do torneio de futebol, segundo Belmiro Carmelino, da organização, alegaram dificuldades financeiras como justificativa para a ausência. Belmiro Carmelino disse que a ausência diminui em número os participantes, mas não afecta à organização do evento, na medida em que a sua participação se ia resumir ao torneio de futebol. \"Eles, estavam inscritos apenas no torneio de futebol, por isso, não vai afectar em nada a organização\", assegurou Belmiro Carmelino. Em nove edições disputadas, esta é a primeira vez, em que há menos de 10 países participantes. Ontem, chegou ao país a delegação da África do Sul, que foi a última. Vão participar nos jogos, além do país anfitrião, as delegações da  África do Sul, Namíbia, Botswana, E-Swatini, RDC, Zimbabwe, Moçambique e Zâmbia. A competição decorre até 15 do corrente e é corporizada por provas de atletismo, dardo, xadrez, netball, voleibol e futebol.
Os campos Daniel Ndunguidi, Nicolas Berardinelli (1º de Agosto); 22 de Junho e Raul Kinanga (Interclube) vão acolher os jogos de futebol, em masculino e feminino. O voleibol vai jogar-se na quadra de jogos da Refriango. Na vila olímpica, uma sala acolhe as provas de dart\'s e outra, de xadrez. O netball vai ser no pavilhão do Kilamba, enquanto as provas de atletismo decorrem nos Coqueiros. Uma prova de meia -maratona vai ter lugar no circuito da cidade do Kilamba.