Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio de abertura movimenta Lubango

Gaud?ncio Hamelay, No Lubango - 17 de Fevereiro, 2017

O torneio de abertura de xadrez da época 2017, nos escalões de juvenis e de juniores, inicia amanhã

Fotografia: Jornal dos Desportos

O torneio de abertura de xadrez da época 2017, nos escalões de juvenis e de juniores, inicia amanhã, a partir das 8h30, na sede do Clube Ferroviário da Huíla, com a participação de 30 atletas até o dia 4 de Março. O evento promovido pela direcção do clube anfitrião é disputado no sistema suíço a sete jornadas e conta com a participação de atletas da Escola Baptista, Escola nº 50, Núcleo do Sport Clube Macovi da Huíla e de jogadores da agremiação organizadora.

Em declaração ao Jornal dos Desportos, no Lubango, Manuel Pereira, treinador do Clube Ferroviário da Huíla, garantiu que as condições estão criadas e prometeu subir ao pódio em todas as competições locais e nacionais na presente época. O primeiro ensaio de 2017 tem como objectivo amadurecer as competências desportivas visando o campeonato provincial agendado para o mês de Março.

Depois de ostentar o título de "equipa sensação" no Festival de 2016, o Clube Ferroviário da Huila aumentou a fasquia: "subir ao pódio". O quarto lugar faz parte do passado. As esperanças estão depositadas em Paulo Caduco. O jovem apresenta boas performances para integrar a selecção nacional de Sub-17, segundo o director técnico da Federação Angolana de Xadrez.

Em contraste com a evolução dos jovens está a falta de tabuleiros, relógios, manuais e outros conjuntos de materiais indispensáveis ao desenvolvimento de xadrez. O clube procura contentar-se com a realidade. Os apoios da Associação local e da Federação Angolana de Xadrez são aguardados a qualquer momento. As promessas foram feitas e "resta esperar".

Edson Teixeira, António Mulangui (campeão provincial de juvenil), Paulo Caduco (campeão provincial de júnior) e Osnique Kaquebo são as referência do clube dos Caminhos de Ferro. A estes junta-se Osvaldo David, lançado recentemente.

O Clube Ferroviário da Huíla movimenta 30 xadrezistas nas categorias de juvenil e de juniores.