Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio de partidas rápidas abre a época em Benguela

12 de Março, 2014

Porto do Lobito, da Maboque, Maratona da Paz, Cidade de Benguela, da Baía Farta, Coca-Cola, Soba-Catumbela, Casa Branca, Primeiro de Maio, 11 de Novembro

Fotografia: Jornal dos Desportos

Um torneio de partidas rápidas, realizado segunda-feira, no largo de África, em Benguela, marcou a abertura da época xadrezística 2014 na província de Benguela. Valdemar Sousa, individual, com oito pontos, venceu o torneio, disputado no sistema todo contra todos a uma volta, com a participação de dez xadrezistas. Na classificação geral, João Mário (1º de Agosto), com 7,5 pontos ficou em segundo lugar, seguido por Abílio Anapaz (individual), com sete pontos, enquanto em último lugar ficou Belo Júlio (individual) com apenas um ponto.

De acordo com o calendário da Associação provincial de Xadrez, as provas oficiais iniciam em Abril, com a disputa do campeonato provincial de juvenis, seguindo-se do Absoluto, no mês de Maio, e de Juniores em Agosto, as competições provinciais por equipas, de rápidas e activo, todos em Novembro.
Para esta época, a Associação provincial da modalidade agendou outros torneios particulares, principalmente para saudar aniversários de instituições públicas e privadas, efemérides e feriados, como o grande prémio Porto do Lobito, da Maboque, Maratona da Paz, Cidade de Benguela, da Baía Farta, Coca-Cola, Soba-Catumbela, Casa Branca, Primeiro de Maio, 11 de Novembro, memoriais Rui Moita e Carlos Pimentel, entre outros.