Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio do trabalhador decorre na Baía de Luanda

Rosa Panzo - 02 de Maio, 2013

Natação, em comemorações do Dia Internacional do Trabalhador

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Baía da Ilha de Luanda acolhe neste fim-de-semana a prova denominada “Milha Marítima”, que se realiza no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Trabalhador, que se assinalou ontem.

O secretário-geral da Federação Angolana de Natação, Joaquim Pestana, disse que a prova é de carácter aberto para atletas federados e não federados. “Quanto mais participantes inscritos melhor para a organização, porque aumenta o nível competitivo dos atletas”, disse.

A intenção da federação neste torneio é realizar uma prova em que todos os populares interessados em participar podem ter acesso.
Joaquim Pestana referiu que os populares interessados em participar na Milha Marítima podem efectuar as inscrições até ao dia da prova, uma hora antes do início da actividade.

Os dirigentes dos clubes e populares interessados em participar na prova podem efectuar as inscrições na sede do órgão reitor da modalidade ou na Ilha de Luanda, junto ao restaurante Jango Veleiro. As inscrições dos clubes devem ser feitas em modelos das respectivas instituições, com a indicação dos delegados até às 12h30 de hoje, na sede da federação, piscina de Alvalade.

A realização da “Milha Marítima” conta com apoios da Marinha de Guerra, Bombeiros e dos clubes Náutico e Naval de Luanda. O programa da prova informa que os atletas partem defronte da Marinha de Guerra, na Ilha de Luanda.      Rosa Panzo



Natação/Espanha
Angola confirma participação


A Federação Angolana de Natação (FAN) confirmou ontem em Luanda a participação da Selecção Nacional no mundial absoluto da modalidade, a disputar-se em Julho próximo em Barcelona, soube a Angop.  O secretário-geral da federação, Joaquim Pestana, disse que a instituição está a trabalhar em parceria com os clubes para que os atletas seleccionados possam dignificar o nome do país.   

“O mundial é uma competição que exige preparação adequada e esforço redobrado, e, por isso, os nossos nadadores não devem ficar à margem das provas de alto nível que lhes permite aumentar as performances”, sublinhou, garantindo que além desta prova Angola participa no campeonato do mundo de juniores, em Agosto, nos Emirados Árabes Unidos.  

A anteceder estes compromissos internacionais, os atletas têm o nacional por categorias, de 11 a 19 de Maio, em piscina de 50 metros, e uma prova marítima de dois quilómetros (dia 4 de Maio), em Luanda. O Clube Náutico da Ilha de Luanda (CNIL) e o 1º de Agosto são os principais clubes de natação no país.