Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio internacional no Lubango

Gaudência Hamelay- Lubango - 17 de Agosto, 2013

Atiradores de alto nível lutam pela conquista dos primeiros lugares da prova enquadrada nas festas da Nª Senhora do Monte

Fotografia: Jornal dos Desportos

Lubango acolhe hoje e amanhã um torneio internacional de tiro aos pratos em fosso olímpico, com a participação de mais de 40 atiradores entre nacionais e estrangeiros, inserido no programa da 27ª edição das Festas de Nossa Senhora do Monte que decorre naquela província.

O vice-presidente da Federação Angolana de Tiro aos Pratos, Paulo Silva, confirmou ontem ao Jornal dos Desportos que a competição vai contar com a presença de uma atiradora campeã africana, da Namíbia, o que engrandece o nível competitivo do certame.

Paulo Silva assegurou que os atiradores da Namíbia responderam ao convite e já confirmaram a sua presença.
“Há um convite feito aos atiradores da Namíbia e estes já confirmaram a sua presença. Além destes três atiradores namibianos, está a Gaby, campeã africana e atiradora olímpica. Por isso, só a presença dela vai engrandecer de certeza absoluta o certame”, manifestou.

Paulo Silva acrescentou que a nível nacional conta com a presença da elite do tiro aos pratos de todas as províncias que competem no campeonato da modalidade.

Para o êxito da prova, foi elaborado um programa informático concedido pelo atirador Ricardo Lopes que tem facilitado a gestão do próprio torneio em si, referiu.   O vice-presidente da Federação garantiu que os equipamentos existentes no campo de tiro e pesca desportiva “Paulo Silva”, no município da Humpata, são materiais completamente automáticos, o que permite o andamento do torneio a outro ritmo.

“Neste momento estão perto de 40 atiradores inscritos e confirmados. Acredito que o torneio vai ultrapassar a nossas expectativas. Os prémios estão garantidos por parte dos nossos patrocinadores, o BFA e a empresa Ngola. Por isso, está tudo pronto para começarmos hoje a prova. Daí que dentro daquilo que temos feito anualmente, mais uma vez o Clube de Tiro e Pesca da Huíla vai organizar um grande torneio”, frisou.

Paulo Silva disse que o dia de ontem foi reservado para a realização dos treinos oficiais. Hoje, no período da manhã, começa a prova onde os concorrentes vão atirar os primeiros 75 pratos, enquanto no domingo o torneio encerra com a disputa da final.