Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio PAN agita Ilha do Cabo

Rosa Panzo - 25 de Fevereiro, 2017

A Baía da Ilha do Cabo acolhe hoje e amanhã a disputa do primeiro PAN

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Baía da Ilha do Cabo acolhe hoje e amanhã a disputa do primeiro PAN ( Torneio de apuramento nacional)  nas classes Optimist, Laser, 420 e 470, associadas às festividades do 98º aniversário do Clube Náutico da Ilha de Luanda, a comemorar no dia  28 deste mês.

Mateus Afonso, chefe de departamento da secção de vela e canoagem do CNIL, disse

que a organização tem as condições logísticas e humanas salvaguardadas para que as regatas sejam disputadas nos horários inicialmente previstos.

\" Temos tudo bem encaminhado para a realização do evento, neste momento, resta aguardar pelo toque do apito por parte dos jurados\",aclarou.

Para esta  festa, o CNIL conta com a participação de 92 embarcações de quatro classes, oriundas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Naval e CNIL. 

Na classe optimist, a prova conta com a participação de 44 velejadores, em ambas as classe. Na Laser vão colorir  a baía 16 embarcações, na laser Radial 5 e na laser Standard 4 embarcações. Na classe 420 competem nesta edição 18 velejadores, ao passo que na 470 estão inscritas para as provas de apuramento 14 embarcações.

Jocelina Diogo velejadora da classe Optimist é a única atleta da classe com responsabilidades acrescidas para lutar com os adversários, e estar entre os dez primeiros na classificação final. Com ela preparam-se para o primeiro PAN, 10 velejadores da optimist, quatro da 420 e três da classe 470. Ainda hoje, a partir das 15 horas, os amantes do tabuleiro vão ser brindados com a  disputa do torneio de Xadrez e King, com a participação dos sócios, não sócios e interessados em participar na actividade. Para o dia 4 de Março a organização realiza uma prova de natação denominada \" Taça Galo Alves\", que conta com a presença da formação militar, Onda Sport Clube e Clube Náutico da Ilha de Luanda.

As actividades encerram no dia 11 de Março, com o concurso de pesca desportiva  torneio de pesca aos \"parguetes\". No último fim de semana, a organização realizou duas  palestras com o tema \"Postura do Atleta no Desporto\", \" Nutrição e a sua Importância\"  que tiveram lugar no auditório da Escola Portuguesa de Luanda.