Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio São Braz agita anzóis hoje

Álvaro Alexandre - 23 de Julho, 2016

O torneio de pesca desportiva de lançamento de costa, São Braz, arranca hoje

Fotografia: Jornal dos Desportos

O torneio de pesca desportiva de lançamento de costa, São Braz, arranca hoje, às 7h00, nas imediações da região do São Braz com a participação de 80 pescadores. O segundo concurso da época de 2015/2016 do calendário de prova da Federação Angolana de Pesca Desportiva (FAPD) tem como cabeça de série o PM-Mother Foca, líder da quinta edição do Campeonato de Pesca de Lançamento de Costa.

Promovido por Clube Náutico da Ilha de Luanda, em parceria com a comissão técnica da FAPD, o torneio São Braz conta com o protagonismo de pescadores de primeira linha do ranking nacional, como Marco Couto, dos Tubarões Fishing Team; Fernando Santos, dos Dragões; Paul Leal, dos Marmeladas; Paulo Correia, do Jikula O'Messu; Fernando Duarte, do Pura Vida; e Carlos Louro, do Team Release.

Para a edição de 2016, a organização seleccionou várias espécies pontuáveis. O peixe prata é o de maior proeminência e tem o valor de 10 pontos por quilograma na classificação. A raridade na captura do peixe prata é justificada como a razão da mascote do torneio.

O regulamento definiu também seis pontos por quilograma para os peixes viola. Pungo/pardo vale 5 pontos/kg; corvina, macoa, barbudo e galo valem cada 4 pontos/kg; peixe sem escama, 2 pontos/kg e com escamas, 3 pontos/kg.

O campeonato de lançamento de costa conta com as equipas habituais como PM-Mother Foca, Brazucas, Dragões, DVRS Fishing Team, Marlokos, Pesca na Areia, Pratas, Pro-Team, Pura Vida, Sr. Barracuda Fishing Team, Team Release, Tocota e  Tubarões Fishing Team.

Cinco torneios potenciam o campeonato de pesca de lançamento de costa: Praia do Rio Seco, São Braz, Foz do Onzo, Foz do Cuvo e Lança na Espuma.