Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Torneio sada aniversrio do Ministrio do Interior

Paulo Caculo - 18 de Maio, 2013

Jildson Simes encabea organizao da prova de lutas

Fotografia: Jornal dos Desportos

Um torneio de Jiu-jitsu em ambos os sexos, nas várias categorias, será realizado no próximo dia 16 de Junho no pavilhão 28 de Fevereiro, nos Bombeiros, no âmbito das actividades comemorativas do 34º aniversário do Ministério do Interior, a assinalar-se a 22 daquele mês, soube ontem o Jornal dos Desportos de Jildson Simões, representante da Grab&Pull, empresa que organiza os eventos desportivos.
Ainda de acordo com o responsável da entidade organizadora, as inscrições e entrada de espectadores para o torneio serão livres, pelo que, apela ao bom senso de todos angolanos, para se juntarem ao evento desportivo, cujo objectivo visa angariar também bens não perecíveis para instituições necessitadas.

"Este torneio visa igualmente fazer uma acção solidária, por isso, tencionamos receber alguns  donativos de bens não perecíveis como arroz, massa, feijão, óleo alimentar, entre outros, para apoiarmos as nossas crianças nos lares. Vamos abrir os portões do pavilhão a partir das 8 horas", adiantou-se a esclarecer o representante da empresa organizadora do torneio.
Uma das suas vertentes específicas promovidas pela organização nos torneios da arte marcial, segundo Jildson Simões, é o  Jiu-Jitsu brasileiro BJJ, "desenvolvido por pessoas muito pequenas e fracas", razão pela qual, acrescenta,  as suas técnicas podem ser aplicadas de um modo simples, usando a alavanca para reverter a posição com adversário bem mais forte e pesado.
"Os campeonatos são disputados por atletas de academias nacionais e algumas vezes internacionais. Lutam em várias categorias, nomeadamente a pena, leve, médio, meio-pesado, pesado e super-pesado, desde o cinturão branco até ao cinturão Preto. A academia com mais atletas medalhados ganha um troféu de vitória por equipa", esclareceu.

De resto, Jildson Simões considera que o número de academias e atletas aumentam  e os níveis de competitividade tem sido também maiores.
Sublinha que a "Grab and Pull" organiza torneios desde 2012, entre os quais se destacam o "Luanda Open- 18 Março 2012 (1º campeonato para abertura da época), "Torneio Nacional - 24 de Junho 2012 (alusivo aos 33º aniversário do MININT) e o "G&P Open - 9 Dezembro 2012", torneio que patrocinou atletas nacionais para o campeonato africano.


Provas
Nível organizativo satisfaz Simões


Jildson Simões disse ao Jornal dos Desportos que está satisfeito pelo facto da instituição que representa ter organizado já provas com níveis apenas comparados aos dos melhores em África.
"Hoje o foco é nas medalhas internacionais, mas é necessário frisar que para se ser campeão fora do país é importante também ser campeão nacional, para ter uma boa rotatividade e os desafios lá fora serem encarados com menos dificuldades", aconselha o representante da "Grab&Pull", para em seguida assegurar ser possível tornar a modalidade de jiu-jitsu muito praticada em Angola e em melhores condições.

"Posso afirmar com orgulho e sem medo de errar que os campeonatos organizados pela Grab&Pull são os melhores a nível de África, com um pouco de mais trabalho, porque as condições já existem e quem sabe já a contar com ajuda de patrocinadores iremos organizar os eventos a nível internacional. Acredito no potencial de Angola, porque é recheada de um povo talentoso no desporto e principalmente nos de combate".
A G&P tem como principal objectivo a organização de eventos de Jiu-Jitsu Brasileiro e um Projecto Social que envolve desde crianças a adultos.
É uma organização independente de eventos desportivos fundada na Inglaterra e estabelecida em Angola desde 2011, com o objectivo de apoiar o desenvolvimento do Desporto.  PC

Ju-jitsu
Campeonato provincial
decorre hoje no Bengo


A cidade de Caxito, Bengo, alberga hoje o campeonato provincial de ju-jitsu em ambos os sexos, nas várias categorias de peso.
A competição é realizada pela primeira vez naquela província e vai apurar atletas para a selecção nacional.
Em disputa vão estar atletas do Meuaza, Kuzuxi, Agueuke, Kidagaxi, Bison Kodma, Tekuk, Utshugari, Tchukuri e Kuzuchi, nas categorias de -54 kg, -62 kg, -69 kg, -75, -84 e +94 kg.
O presidente da Associação Provincial de Ju-jitsu do Bengo, José Manuel Leite, referiu que o campeonato vai ajudar na massificação da modalidade na região por serem poucas as actividades realizadas.
“É a primeira vez que o Bengo organiza uma prova provincial e acredito que esta é a melhor forma de incentivar a juventude a prática da modalidade”.
 Rosa Napoleão