Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Total mantém patrocínio ao Sporting

José Chave e Sérgio V. Dias - Cuito - 27 de Outubro, 2016

Sporting do Bié tem estratégias para o seu auto-sustento

Fotografia: Jornal dos Desportos

A empresa petrolifera Total Angola  continua a ser o patrocinador oficial do Sporting Clube Petróleos do Bié, anunciou no Cuito, o chefe dos Serviços Sociais e Projectos da multinacional.

Gelson Gabriel assegurou recentemente, em entrevista ao Jornal dos Desportos, que a companhia petrolífera francesa Total-EP está apostada na construção e reabilitação de infra-estruturas desportivas da formação, para garantir o auto-sustento do clube leonino.

A direcção do emblema leonino bieno renovou desta forma, pela segunda vez consecutiva, o vínculo contratual com a empresa petrolífera multinacional, para o patrocínio da agremiação desportiva.O acto teve lugar na sede do clube, localizada na avenida Joaquim Kapango, ao Cuito, e foi testemunhado pelo seu presidente de direcção, Paulo Jorge Capama, membros da direcção da agremiação, assim como da empresa patrocinadora e outros convidados.

O responsável da TOTAL afirmou que com a assinatura do protocolo, a empresa reforça a relação com clube verde e branco do Bié.
O estreitamento da relação iniciou com um acordo subscrito de 2007, e o envolvimento comercial que  existe, segundo Gelson Gabriel.

Na ocasião, Paulo Jorge Capama disse que o acordo enquadra-se no projecto da agremiação, que visa alcançar autonomia financeira do clube até 2020.
O presidente de direcção do Sporting do Bié disse igualmente, que o referido acordo serve ainda para dar corpo a projectos ligados ao desenvolvimento do futebol de formação, assunto muito propalado nas hostes do clube.

PROJECTOS GIZADOS
PELO CLUBE BIENO


Na esteira dos vários projectos que a direcção do Sporting Clube Petróleo do Bié tem em carteira, Paulo Jorge Capama, líder da agremiação, destacou a construção de infra-estruturas desportivas da formação, para garantir o auto-sustento do emblema leonino.

O presidente do Sporting do Bié frisou nesse particular, que a perspectiva consiste em construir 22 suites, creche, escola primária com nove salas de aulas e outros estruturas, que visem buscar receitas capazes de potenciar o grémio para os futuros compromissos.

O convénio prevê entre outros aspectos, a utilização pela equipa de camisolas em compromissos oficiais, com os dizeres TOTAL -Angola.
Além disso, segundo Paulo Capam, pretende-se a exibição exclusiva de uma tela com a mesma mensagem, nas conferências de imprensa e entrevistas, a serem concedidas antes e após os jogos ou em qualquer actividade das diferentes modalidades.


LIDERANÇA
Sete presidentes em quatro décadas


Desde a conquista da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, já passaram sete presidentes pela direcção do Sporting Clube Petróleos do Bié.
Durante  quatro décadas de exercício da actividade do emblema leonino bieno, o primeiro consulado foi assumido por Pedro Tiago Sambambi, cujas funções de direcção iniciaram  em 1976.

Depois seguiram-lhe no consulado, sucessivamente, Albano de Mato, Amílcar Sérgio Brito, Joaquim Barbos, Ana Nogueira Leite e Manuel Nunes, que antecedeu a Paulo Jorge Capama, cujo consulado iniciou no presente ano.

O clube foi fundado a 3 de Maio de 1915, na então cidade de Silva Porto, actual Cuito, o equipamento tradicional da agremiação comporta a camisolas com riscas horizontais verdes e brancas, calções pretos e meias listadas, igualmente com as mesmas cores.

A sua sede social situa-se num dos edifícios da Avenida Sagrada Esperança, no Cuito, capital do Bié, local onde está também localizado o pavilhão gimnodesportivo, enquanto o patrocinador oficial é a Total-EP Angola.
-
A equipa principal de futebol do Sporting Clube Petróleos do Bié participou em quatro edições do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão.
A passagem, pelo denominado Girabola Zap, não pode dizer-se que fosse de todo feliz, porquanto, nunca  se manteve na prova, por mais de uma época.

O grémio leonino controla além do futebol, outras modalidades, com realce para o basquetebol, andebol, atletismo, ginástica e hóquei em patins, cujo processo de massificação foi interrompido nos últimos tempos.
JC E SVD - CUITO