Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

"Tour"de 2017 parte de Dusseldorf

24 de Dezembro, 2015

Ciclismo alemão pretende recuperar credibilidade após casos de doping na modalidade

Fotografia: AFP

A edição de 2017, da Volta a França em bicicleta, vai partir de Dusseldorf, na Alemanha, 30 anos depois da prova ter saído de Berlim ocidental, anunciaram hoje os organizadores. Esta vai ser a quarta vez, que a mais importante prova de velocípedes do mundo parte da Alemanha, e a 22.ª fora de França.

Em 2015, a prova partiu de Utrecht, na Holanda, e no próximo ano a 103.ª edição que vai decorrer entre 02 e 24 de Julho, vai sair de Mont Saint -Michel, em França. A escolha da Alemanha, para a partida de 2017, surge no ano em que a prova voltou a ser transmitida pela televisão pública germânica ARD.

Entre 2011 e 2014, os canais televisivos ARD e ZDF, não transmitiram a prova devido aos vários escândalos de doping que abalaram o pelotão.
Os esforços que têm sido desenvolvidos na luta contra o doping, e os bons resultados de alguns ciclistas alemães, levaram a ARD a tomar a decisão de voltar a transmitir o evento.

A imagem do ciclismo alemão foi abalada por diversos casos de doping, sobretudo nas equipas T-Mobile e Deustche Telekom, entre os quais o de Jan Ullrich, vencedor do Tour em 1997.