Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Treinador de "estrela" preso numa operao

21 de Junho, 2016

Jama Aden, treinador foi preso, em Sabadell

O técnico Jama Aden, treinador de Genzebe Dibada, campeã mundial dos 1500 m e  5000 m, foi preso ontem, em Sabadell, na Espanha, numa operação da polícia contra tráfico de substâncias dopantes.Jama Aden foi preso no hotel  Arrahona, na cidade espanhola de Sabadell. O treinador estava hospedado no local junto ao seu grupo de atletas. Um fisioterapeuta da delegação também foi preso.

Segundo jornais espanhóis, Genzebe Dibada está no grupo de atletas que estava no local no momento da prisão. A atleta é uma das favoritas a ganhar a medalha de ouro olímpica na Rio-2016, além de ter título mundiais nos 1500 m e ter sido indicada ao prémio de atleta do ano em 2015.O El País ainda informa que a campeã olímpica Tirunesh Dibada e Abdi Bile também estavam hospedados no local. Foram encontrados no local substâncias  como a Eritropoietina, um hormónio sintético, e outras.

Não há informações sobre medicamentos encontrados nos quartos dos atletas.O treinador realiza todos os anos período de treinamento com os seus atletas no local, que é próximo a uma pista de atletismo e este ano não foi diferente. Segundo o jornal El País, a operação já dura semanas e é uma parceria entre Agência Espanhola Antidoping e a polícia local. Se condenados, os presos poderiam ser condenados até dois anos de prisão.