Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Treinadores actualizam conhecimentos

Rosa Napoleão - 22 de Setembro, 2015

Árbitros de Cabinda tomaram conhecimentos sobre planeamento e gestão de riscos

Fotografia: Rogério Tuty

O seminário de capacitação sobre a actualização de regras de judo, promovido pela Federação Angolana da modalidade, terminou ontem na província de Cabinda e contou com a participação de 30 especialistas entre técnicos e árbitros. Paulo N'zinga Apolo (presidente da Federação Angolana de Judo) e Comprido Pedro (da Associação provincial de  Cabinda) foram os prelectores do curso.

Os treinadores e árbitros nacionais tomaram conhecimento  das novas regras adoptadas pela Federação Internacional, entre as quais de se destacam a capacitação técnica, conceito de qualidade, etapas, estratégias, planeamento e gestão de riscos, formas de disputa e regulamento de provas.
No final do evento, os árbitros da categoria C ascenderam a B nacional, depois de passarem por um exame teórico.

No rescaldo do evento formativo, o presidente da Federação Angolana de Judo, Paulo N'zinga Apolo, disse que "o judo está mais fortificado", em função das "boas notas" e do elevado número de participantes. Paulo Nzinga ressaltou que "os promotores desportivos agora estão em condições de distinguir um torneio de uma competição", de maneira a evitar riscos.

"Organizar actividades desportivas requer muita atenção e cuidados redobrados por causa da aglomeração de pessoas. É neste diapasão que revisámos também os métodos e formas de realização de um evento desportivo", disse. Para colocar em prática as novas regras, realizou-se no domingo nas terras da floresta de Maiombe, o campeonato provincial deCabinda.Acompetição foi vencida pela formação do Sporting de Cabinda e contou também com a participação da Escola do Maiombe, Baratuna e a equipa do Motogaxi.