Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Treinadores aprendem primeiros socorros

Rosa Napole?o - 25 de Junho, 2017

"O judo é um desporto que desenvolve características muito próprias.

Fotografia: Jornal dos Desportos

O director técnico federativo, Paulo Jorge, esclareceu que o objectivo do seminário \"é ajudar os técnicos a agirem nos casos de eventuais acidentes com os atletas\".

\"Muitas vezes, não temos a presença de um fisioterapeuta nos combates e, principalmente, nos treinos individuais dos clubes. As aulas dão boas ferramentas aos treinadores a fim de agirem nessas situações\", explicou.

Paulo Jorge referiu ainda o facto da modalidade ser delicada nos golpes.

\"O judo é um desporto que desenvolve características muito próprias. Suscita equilíbrio, agilidade, força estática, dinâmica de ombros superiores e explosões de membros inferiores. A prática também solicita um grande trabalho muscular, principalmente, no ombro, movimentos de puxar e empurrar o adversário com as mãos, para projecções e quedas. Portanto, é indispensável os conhecimentos de primeiros socorros\", justificou o dirigente que aclarou apenas os treinadores de nível A, têm acesso à formação.

\"Esta formação é dirigida apenas, aos treinadores de nível A que actuam habitualmente nas grandes competições como provinciais e nacionais. Portanto, nenhum outro nível de treinadores tem acesso\", explicou.

Para prelector do curso, a Federação Angolana de Judo convidou o médico fisioterapeuta António Diogo que vai passar a experiência aos presentes.