Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Treinadores enaltecem “primeiros socorros”

Rosa Napole?o - 05 de Julho, 2017

As lesões dos atletas vão merecer melhor tratamento pelos treinadores

Fotografia: DOMBELE BERNARDO

Os judocas de Luanda vão ter a oportunidade de receber, nos próximos dias, melhores cuidados dos treinadores. Vinte e cinco formandos terminaram com êxito o curso de primeiros socorros, orientado pelo médico fisioterapeuta António Diogo. O evento da alçada da Federação Angolana de Judo consta do calendário de actividades para a presente época desportiva.

O presidente do Conselho de Disciplina da Federação, Yuri Galarim, referiu, em declarações ao Jornal dos Desportos, a importância do curso para a carreira de treinador. \"O curso teve nota 10. Foram dois dias de intenso estudo teórico e prático em que conseguimos apreender com precisão as técnicas de como socorrer um atleta nos casos de lesões. Agora, estamos preparados a 50 por cento para responder a essa necessidade, caso nos surpreenda. Isso é bom\", disse.   

O treinador da Academia de Judo do Rangel, Adilson Júlio, que também participou da formação, elogiou a iniciativa da instituição e garantiu estar melhor preparado neste capítulo.\"Estou de facto mais esclarecido a respeito de como lidar com eventuais acidentes, não só de lesões como desmaios e outros casos. Tivemos também aulas práticas com demonstrações e simulações que nos deixaram mais documentados. Esperamos que continuem as formações também para outros níveis de treinadores\", disse. 

O director técnico da Federação, Paulo Jorge, que esteve na organização, agradeceu a presença dos treinadores.\"Conseguimos superar as dificuldades. Concluímos o curso sem problemas. Agora, vamos contar com treinadores mais experientes. A formação teve a duração de dois dias com aulas teóricas e práticas\", disse. Os primeiros passos nos casos de emergências, causas e auxílios em desmaios assim como as imobilizações em casos de quedas são os pontos abordados no curso orientado pelo fisioterapeuta António Diogo.