Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Treinadores terminam formao com xito

Rosa Napoleo - 25 de Novembro, 2019

O Jiu-jitsu nacional conta agora com treinadores mais capacitados nas técnicas de takeda e aiki. Mais de vinte e cinco treinadores de Luanda, participaram com êxito no curso, que teve a duração de quatro dias.
Programado pela Federação Angolana de Jiu-jitsu, a acção formativa que decorreu na Academia do Mártires do Kifangondo, contou com a colaboração do mestre internacional Leandro Montes, 6ªDan de nacionalidade cubana, que visita o país com a finalidade de passar experiencia à modalidade, no âmbito do acordo de amizade entre as duas federações.
Sob a liderança do mestre cubano Leandro Montes, os participantes tiveram a oportunidade de rever e aprender sobre vários assuntos ligados a modalidade, na especialidade de aiki Jiu-jitsu.
De origem japonesa, esta especialidade pode ser dividida em três estilos (difícil, macio, rígido). Ele enfatiza a neutralização precoce de um ataque, as técnicas do arremesso e manipulações conjuntas para ferir o atacante. Ele permite, que se use a força do movimento  do atacante contra ele mesmo.
 O curso observou igualmente a parte prática no ginásio da Federação Angolana de Ténis de Mesa, na Cidadela Desportiva, onde os participantes efectuaram as manipulações das técnicas aprendidas.
Os treinadores que já possuem tempo e experiência na modalidade, receberam no final as respectivas graduações nas categorias de 1º dan a 6º dan.          
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o coordenador do curso, Mestre José Marques, referiu  que formação foi bastante proveitosa. \"Estamos felizes, porque mais uma vez pudemos ampliar os nossos conhecimentos nestas especialidades. Pensamos que daqui para frente vamos aperfeiçoar melhor os nossos atletas\", disse.