Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Treino livre anima hoje no circuito Jorge Varela

Helder Jeremias - 22 de Outubro, 2016

A luta pela permanência no top-3 representa a salvação da época.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com vista o encerramento da época desportiva'2016 do Campeonato Provincial de Luanda de motocross, dezenas de pilotos participam hoje de manhã na sessão de treinos livres no circuito Jorge Varela, ao bairro da Gamek, em Luanda. O evento enquadra-se na projecção da décima e última jornada agendada para 11 de Novembro, dia da independência nacional.

Com os pilotos do Team Orbel, Zé Cazenga (250cc), Humba Carlos (150cc) e Edson Miranda "Roquinho" (moto4) consagrados vencedores antecipados, o Grande Prémio 11 de Novembro tem na sua essência, para além do tributo à grande efeméride, a luta pela conquista dos lugares imediatos ao de honra no pódio.

Na classe "rainha", o individual Augusto Congo "Augugu", o piloto do Team orbel, Ricardo Jorge, e o campeão destronado, Custódio Neto "Toito", travam uma luta ferrenha para garantirem um dos dois lugares disponíveis.

A evidenciar excelente momento desportivo, Ricardo Jorge está crente na obtenção dos pontos necessários para se tornar no vice-campeão, depois de ter ficado na terceira posição na época transacta, atrás do colega de equipa, Zé Cazenga. O piloto do bairro Maculusso teria uma época mais produtiva, não fossem as debilidades físicas no início da época.

Augusto Congo é uma das grandes revelações do motocross provincial de Luanda. Está dotado de uma técnica que lhe confere um andamento "irritante". Os adversários directos não têm momentos de sossego. Caso estivesse sob a alçada de uma equipa com as condições necessárias, o segundo lugar do pódio não exigiria mais esforços.

O campeão destronado foi penumbra de si mesmo ao longo da época por culpa da fraca estrutura técnica do Team 2 Lemos e das lesões nos pulsos. A chama de campeão não se fez sentir e revelou-se inconstante. A luta pela permanência no top-3 representa a salvação da época.