Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Treinos livres agitam Gamek

Hlder Jeremias - 03 de Fevereiro, 2018

Ruhan Gous sagrou-se campeo de Luanda a duas provas do final. A luta pela segundo lugar tambm perdeu a qualidade com a leso de Z Cazenga.

Fotografia: Jo Cola, Edies Novembro

Uma sessão de treinos livres colectivos junta hoje no circuito Jorge Varela os pilotos de diferentes equipas, visando a primeira jornada do campeonato provincial de Luanda, agendada para o dia 13 do corrente, na província de Malanje. O evento insere-se nas celebrações da festa daquela urbe.
O ensaio acontece após longos meses de férias. Pilotos das categorias 125cc, 250cc e 450cc juntam-se aos especialistas em mecânica e electricidade auto para conferirem a confiabilidade técnica das máquinas. O prémio nas terras da Palanca  Negra Gigante tem valor motivacional para a época.
Com vista a inteirarem-se das condições técnicas e administrativas, as equipas reuniram sábado último com a direcção da Associação Provincial de Motocross de Luanda, na sede daquela instituição, ao bairro do Gamek. No final do evento, tomaram conhecimento das condições criadas pelas autoridades da província de Malanje.O Jornal dos Desportos apurou que o público malanjino aguarda com grande ansiedade a prova. Os amantes do espectáculo sobre rodas estão ávidos pelo regresso dos melhores acrobatas do país. A emoção pelo reencontro com os ídolos deixa a cidade agitada.
O vice-campeão em título, Zé Cazenga, vai ser um dos grande ausentes no evento. O piloto do Team Orbel recupera da lesão contraida no ano transacto na sequência de uma queda aparatosa, quando disputava a segunda edição do Grande Prémio Paddock.
Com a indisponibilidade de Zé Cazenga, o Team Orbel aposta no campeão provincial de moto-4, Edson Miranda “Roquinho”. O também campeão nacional tem como principais adversários Bruno Ferreira “Agai” e Edson Sebastião. 
O proprietário do Team Orbel, Orlando Almeida, está crente na vitória de Edson Miranda “Roquinho”, na estreia. A equipa elaborou um programa rigoroso de preparação para conquistar o troféu prestigiante de Malanje. Por outro lado, pretende uma exibição de luxo diante do público acolhedor.
“Não podemos contar ainda com o Zé Cazenga porque está a recuperar da lesão, mas teremos o Edson Miranda nos 450cc (moto 4) para nos representar da melhor forma. A conquista o troféu é uma questão de trabalho. Vamos contar com outros pilotos de elevado talentos. Traçamos um programa e o cumprimento é a ferramenta para concretizar o nosso objectivo”, disse Orlando Almeida.O circuito beneficia de trabalhos de manutenção para colmatar o desgaste físico provocado pela erosão. As chuvas intensas destruíram parte da infra-estrutura.
O último campeonato provincial de motocross de Luanda foi bem disputado. A presença do namibiano Ruhan Gous, piloto contratado pelo Team Dinamith, elevou a qualidade técnica e competitiva.
Zé Cazenga e Fernandes Baptista deram luta ao campeão até às últimas jornadas. A ausência do piloto do Team Orbel na última jornada e o abandono prematuro do representante do Team Transchipeta baixaram a qualidade e a expectativa.
Ruhan Gous sagrou-se campeão de Luanda a duas provas do final. A luta pela segundo lugar também perdeu a qualidade com a lesão de Zé Cazenga.