Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Três cidades do Brasil acolhem etapas

28 de Abril, 2013

São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília vão acolher as etapas brasileiras do circuito mundial de voleibol de 2013, inseridas no calendário de competições da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e divulgadas a meio da semana.
A selecção brasileira masculina de voleibol está inserida no Grupo ‘A’ ao lado dos Estados Unidos, Bulgária, Argentina, França e Polónia.
A equipa brasileira começa o tour pelo Brasil, em São Paulo, contra a França, nos dias 28 e 29 de Junho. Na sequência, nos dias 5 e 6 de Julho, o Brasil vai viajar para Brasília, onde enfrenta a Bulgária. Depois, nos dias 13 e 14 de Julho, é a vez do Rio de Janeiro receber os confrontos entre Brasil e EUA. 
Antes das etapas brasileiras, a selecção vai jogar duas jornadas fora do país. Na Polónia, a equipa sul-americana vai enfrentar os donos da casa nos dias 7 e 9 de Junho, em Varsóvia e Lodz. E de lá, segue para a Argentina para enfrentar os locais nos dias 14 e 16 de Junho, em Mar del Plata. Em 2013, o Brasil busca o décimo título da Liga Mundial. 
No Grupo B estão a Rússia, Itália, Cuba, Sérvia, Alemanha e Irão. O Grupo C é formado por Canadá, Coreia do Sul, Finlândia, Holanda, Egipto e Japão.
A fase final da Liga Mundial realiza-se entre os dias 16 e 21 de Julho, em local a ser definido.

LIGA AMPLIADA

Disputada por 16 equipas desde 2006, a Liga Mundial ganhou mais dois integrantes a partir da edição de 2013. A decisão tomada pelo Comité Executivo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), em reunião realizada no Rio de Janeiro, confirmou a ampliação do número de selecções. Assim, Japão e Egipto ganharam o direito de disputar a Liga por conta das suas posições no ranking da FIVB e do desempenho nas suas confederações. Os egípcios são os 13º colocados, os asiáticos ocupam a 19ª posição.