Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tricolores no Torneio de Portugal

Rosa Napoleo - 21 de Novembro, 2019

A equipa de ginástica do Petro de Luanda embarcou, ontem, para Portugal, onde deverá competir no Campeonato Internacional de Ginástica que vai decorrer de 23 a 25 deste mês.
A ginástica nacional participa no evento, a convite da sua homóloga de Portugal. O pedido foi efectuado no último estágio da selecção de ginástica que efectuou naquele país.
A treinadora da equipa de ginástica do Petro de Luanda, Maria Vitória, disse em declarações ao Jornal dos Desportos, ser uma honra para a ginástica do Petro juntar-se a esta importante competição, que conta com a presença de vários países do mundo.
"Acedemos ao convite com muita alegria. O presidente da Federação de Ginástica de Portugal observou o desempenho das ginastas angolanas, o talento, a performance que apresentaram no estágio em Portugal, aliando à amizade que nos nutre, o convite surgiu".
Maria Vitória garante aproveitar o máximo da prova. O mais importante para a treinadora é levar o grupo a ganhar mais experiência com as outras  ginastas. Não prometemos medalhas, mas estamos a trabalhar para o melhor resultado possível. Como todos sabem, a ginástica nacional está no pódio, à nível de África, somos fortes na rítmica e queremos mostrar isso. O essencial é a interacção com outras equipas e ganhar maior traquejo".
A prova de carácter internacional será disputada nas quatro categorias (rítmica, artística, aeróbica e tumbling). A equipa do Petro entra na competição, apenas, com a ginástica rítmica.
Na lista da convocatória constam as ginastas, Ivanovia Renata (iniciada), Angélica Daniela (juvenil), Aixa Alexandra (júnior) e as seniores Rosa Luís, Junaira Dundão e Beatriz Casseno. Esta última é a mais experiente do grupo por ter já passagens em várias provas da diáspora.
O conjunto de ginástica do Petro efectua trabalhos de preparação no seu clube. Os exercícios de posicionamentos e o auto equilíbrio dominam a preparação desta semana.