Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tricolores conquistam campeonato na Hula

Gaudncio Hamelay-Lubango - 18 de Maio, 2019

O Petro de Luanda revalidou o ttulo de campeo nacional de atletismo em pista da categoria de juvenil feminino

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com sete medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze, o Petro de Luanda revalidou o título de campeão nacional de atletismo em pista da categoria de juvenil feminino, disputado esta quinta-feira na cidade de Lubango. Atlético do Namibe e Grupo Desportivo da Saúde de Lubango completaram o pódio.
O Interclube terminou em quarto lugar com uma medalha de ouro, duas de prata e de uma bronze. A equipa de Namibe subiu ao pódio com quatro medalhas de ouro, três de prata e três de bronze, enquanto a da Huila com duas de ouro e uma de prata.
Mais abaixo da tabela geral de classificação ficaram o Clube de Assessoria Jamba Sport da Huíla na quinta posição (duas de ouro e uma bronze) e Sport Lubango e Benfica em sexto lugar com uma medalha de prata e igual número em bronze.

MASCULINO

O Interclube é o campeão nacional da categoria juvenil masculino ao somar seis medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze. Atlético do Namibe subiu ao pódio com quatro de ouro, seis de prata e duas de bronze. 1º de Agosto fechou o pódio com três de ouro, uma de prata e duas de bronze. O Clube de Assessoria Jamba Sport espreitou o pódio com duas de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
Gabriel Camati, do Interclube de Luanda, é o campeão nacional nos 100 metros rasos com 11s20. Rafael Alberto, do Clube Assessoria Desportiva Jamba Sport, ficou em segundo lugar com 11s54.
António Carimina, do 1º de Agosto, é o campeão nacional de salto em comprimento com 5,64 metros. Cassula Mateus, do Atlético do Namibe, conquistou a medalha de prata com 5,33 metros.
Eliseu Faustino, do 1º de Agosto, é o campeão nacional de 110 metros barreira com 18s49. João Fraio, do Petro de Luanda, quedou-se em segundo com 18s81.Saltiano Faria, do Clube Assessoria Jamba Sport, venceu a prova de 1500 metros com 4min21s75, seguido de Moisés Chissala, do Misto do Huambo (4min29s76) e António Xavier, do Petro de Luanda (4min28s98). Saltiano Faria também conquistou a prova de 3000 metros com 9min24s26.
Amândio Moisés, com 10,36 metros, conquistou a medalha de ouro em lançamento de peso. Os colegas João Laranja (9,70 m) e António Agostinho (9,17 m) completaram o pódio.

FEMININO
Em feminino, Ruth Muaca, do Petro de Luanda, conquistou o ouro de 100 metros rasos com 12s99. Constância Marcos, do Interclube, quedou-se em segundo com 13s27.
 A petrolífera também conquistou o ouro de salto em comprimento com 4,77 metros. A prata ficou com Zaina Leite, do Interclube, com 4,72 metros.Nos 100 metros barreira, Cardiana Yonengue, do 1º de Agosto, venceu o ouro com 20s43.
Francisca Walende, do Desportivo da Saúde da Huíla, venceu a prova de 1500 metros com 5min14s73 e a de 3000 metros com 11min31s38.
Márcia Correia, do Atlético do Namibe, estabeleceu 8,70 metros no lançamento de peso e conquistou o ouro.
As colegas de equipa, Luísa Ndala (7,48m) e Maria Calulu (6,48m), fecharam o pódio com prata e bronze.