Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Trofu Z Du junta campees

Silva Cacuti - 21 de Agosto, 2015

Jovens angolanos e portugueses esto juntos nas celebraes do aniversrio do Presidente da Repblica de Angola

Fotografia: Jos Soares

O jogo entre as equipas de Sub-20 do 1º de Agosto e do Benfica de Lisboa, campeões nacionais de Angola e de Portugal, é um dos pontos de interesse da 14ª edição do torneio internacional de hóquei em patins "Troféu José Eduardo dos Santos", apresentado ontem em conferência de imprensa, realizada na Galeria dos Desportos, em Luanda. A prova disputa-se a partir de hoje até no domingo, no pavilhão anexo número um da Cidadela Desportiva.

A equipa angolana detém o troféu, o primeiro do seu palmarés, enquanto os lisboetas detêm 11 títulos. O jogo disputa-se hoje, às 17h30, na abertura do torneio.

A expectativa em torno da prestação da selecção nacional de Sub-20, que disputa o campeonato mundial da categoria em Espanha, de 19 a 26 de Setembro, é outro elemento que anima os amantes da modalidade que vão assistir, de forma grátis, ao torneio. A Selecção Nacional fecha a ronda inaugural com o Sporting de Lisboa.

A competição vai ser jogada no sistema de "todos contra todos" a uma mão.Carlos Alberto Jaime "Calabeto", presidente da Federação Angolana de Patinagem (Fapatinagem), organizadora do evento, que há alguns dias adiou a apresentação do torneio, alegando falta de verbas, recusou-se a avançar os custos com a realização da prova. O responsável federativo revelou apenas que afinal "não custa nada" realizar um torneio com participação de duas equipas europeias e outras angolanas.

Calabeto disse que todas as equipas participantes são agraciadas no final com taças e medalhas.

O dirigente desportivo disse ainda que vão ser também distinguidos o melhor marcador e guarda-redes menos batido.

A selecção nacional de Sub-20, acrescentou, vai cumprir a preparação no país e pode efectuar mais alguns jogos na Europa, uma vez que se perspectiva o embarque dias antes do início do campeonato mundial. A jornada de amanhã prevê os jogos entre compatriotas.

A selecção nacional defronta o 1º de Agosto, às 17h00; enquanto às 18h45, as equipas portuguesas do Benfica e do Sporting medem forças para fechar a segunda ronda. No domingo, a prova encerra com a selecção nacional a ter pela frente o Benfica de Lisboa, às 19h00. Na abertura da derradeira jornada, às 17h00, o 1º de Agosto vai jogar com o Sporting de Portugal.A equipa da Académica de Luanda é a detentora do título do Troféu José Eduardo dos Santos.