Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Trofu BIC Seguros confere campees

Helder Jeremias - 21 de Outubro, 2019

Barra do Cuanza encerra o campeonato em Novembro

Fotografia: Edies Novembro

Depois de percorrer as províncias de Malanje, Benguela, Bengo e do Huambo, o rali raid faz disputar no próximo dia 2 de Novembro, no circuito da Barra do Cuanza, a Sul de Luanda, a sexta e última jornada do campeonato angolano (CARR-2019), denominada Primeiro Troféu BIC Seguros. Com os campeões nacionais quase definidos em diferentes categorias, as emoções contagiam-se nas equipas participantes.

Na classe M (motas), João Catarino tem assegurado o título, mas pretende confirmar a supremacia com uma vitória e fazer o quase pleno. Em cinco jornadas, o virtual campeão ostenta quatro vitórias e lidera a tabela de classificação com larga vantagem sobre directos concorrentes.

Quem também está com a mão no troféu é Ricardo Sequeira. O piloto está sem concorrência directa na tabela de classificação e lidera a categoria TT (Jipes). O mesmo cenário é contemplado nas classes E e Q. Há poucas hipóteses de alterações nas tabelas classificativas.

Em busca dos prémios aliciantes propostos pela empresa patrocinadora antevê-se uma disputa renhida em todas as categorias. A dupla Maló Almeida/João Paulo, vencedores da classe TT nas duas épocas transactas, não mede esforço para se redimir da onda de maus resultados na época prestes a findar. Os bicampeões auguram a segunda vitória em 2019.

Para o êxito da última jornada, a empresa especializada em construção e manutenção de circuitos de todo-o-terreno, Ekuipa, já trabalha na criação de condições técnicas do recinto à Barra do Cuanza. A preocupação dos técnicos prendia-se com a possibilidade de haver zonas críticas no traçado em consequência das chuvas. A constatação no local permitiu aferir que os trabalhos vão ser concluídos a tempo. Com a limpeza da vegetação bruta em determinados segmentos, a predominância recai para o nivelamento do prólogo e especiais.

A organização do campeonato, coordenada por Pedro Cristina, trabalha em sintonia com os demais parceiros para que a primeira edição do TT BIC Seguros Barra do Cuanza seja pautada pela excelência. Instituições como a Polícia Nacional, Serviços de Emergências Médicas, Bombeiros, entre outros de relevante importância, anuíram à solicitação dos serviços.

A regularidade do campeonato angolano de rali deixa satisfeito Ramiro Barreira. O presidente da Federação Angolana dos Desportos Motorizados garantiu trabalhar com as entidades parceiras a fim de agraciar com melhores prémios todos os campeões nacionais na gala a ser realizada em data e local a anunciar.