Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tubarões vencem Billfish Challenge

Álvaro Alexandre - 03 de Dezembro, 2013

Os Tubarões Fishing Team já estão apurados para o campeonato do Mundo a decorrer no próximo ano na Costa Rica

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os Tubarões Fishing Team venceram o XI torneio Billfish Challenge, no último fim-de-semana, ao acumularem 2250 pontos, resultantes das capturas de seis veleiros, em duas jornadas. A prova organizada pelo Clube Náutico Militar foi disputada numa distância de 20 milhas da Baía de Luanda e teve o ponto de partida e de Chegada na marina General Rui de Matos.O capitão dos Tubarões Fishing Team, Marco Couto arrancou o título das mãos de Hélder Milagre, estratega dos Malembeiros  na última jornada do concurso. Os Malembes Malembes perderam o posto de comando da prova por não terem dado sequência nas capturas.

Depois de um auspicioso  arranque, no primeiro dia da prova, com uma captura de um marlin de 191,2kg (através de Luís Dias) e um veleiro (por Walter Milagre), os Malembeiros falharam na jornada decisiva e regressarem à base com resultado nulo.Os Tubarões Fishing Team, que haviam capturados três veleiros, no dia anterior, regressaram à base com outros três veleiros e aumentaram o pecúlio. Na prova foram capturados 36 veleiros, 15 dourados e um marlin, um total de 52 exemplares. No concurso foi batido o recorde da época do peixe-dourado.

O maior exemplar pesou 30,4 kg e foi capturado por Rogério Rosa, dos Bicudos. Nas posições imediatas ficaram Francisco Guerra (dos Marmeladas), com 20 kg; José Marques (do Team Tuxica) e Jorge Catela (dos Terlicos), ambos com exemplar cada de 16,8 kg. Na classificação final os Tubarões Fishing Team lideraram com 2250 pontos, seguidos dos Lampas (2025), Malembeiros (1688,5), Team Náutico (1605,5), Marmeladas (1527,9), Tudo Fish Fishing Team (1350), Team Release (985,5), Azarados (925,5), Balão Mágico (900), Doce Vela (675), Team Tuxica (500,4), Fish.Com (482,7), Xiripiti (450), Team Unitel (450), Bicudos (126,3) e Terlicos (50,4).

OBJECTIVO
Malembeiros apurados para Mundial

Os Malembeiros qualificaram-se para o Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva, a decorrer em Abril do próximo ano, na cidade costeira de Quepos, Costa Rica, depois de se posicionarem no terceiro lugar do XI torneio “Billfish Challenge”, organizado no último fim-de-semana pelo Cube Náutico Militar, afecto ao 1º de Agosto. Com a obtenção do apuramento, os Malembeiros tornam-se a décima equipa angolana no campeonato mundial.

O passe de acesso dos Malembeiros ao Mundial de Quepos, resulta do facto dos Tubarões Fishing Team e os Lambas, os dois primeiros classificados da prova, já terem os vistos de entrada na Costa Rica, no próximo ano. Por outro lado, os regulamentos da competição mundial estipula que podem classificar-se até os terceiros qualificados, porque cada equipa está autorizada a representar um torneio, mesmo que tenha vencido outros.Assim, os Malembeiros fazem parte do “colégio dos embaixadores nacionais” integrado pelas equipas Azarados, Jikulo O'Mesu, Marlinheiros, Team Dourado, Lampas, Doce Vela, Team Náutico, Team Release e Tudo Fish.

Para complementar o quadro, o futuro representante angolano vai ser conhecido no próximo fim-de-semana, no torneio que a cidade de Lobito vai acolher. O II concurso de Pesca Desportiva de Alto Mar “Olupitu Fishing Tournament” vai ser disputado por 15 formações, designadamente, Team Dourado (vencedor da primeira edição), INAR-TTB, Chicucuma, Feras da Bába, Kapyapya, Captain Love, Turma do Cabelo Mau, Team Zorba, Toca e Fica, Piratas, Só pra Contrariar, Bravos da Baía, Nabos, Kalunga Weo e Anfiris. 
ÁLVARO ALEXANDRE