Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tumba Silva agita Taça de Angola

Álvaro Alexandre - 31 de Outubro, 2015

Possível regresso no ringue do pugilista Tumba Silva, do Inter de Angola.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Taça de Angola disputa-se de 2 a 5 de Dezembro do ano em curso, em Luanda, com as atenções viradas ao possível regresso no ringue do pugilista Tumba Silva, do Inter de Angola. O gigante nacional da categoria de 91 kg está afastado da competição a mais de 9 meses por questões de saúde. O analista e actual presidente da Federação Angolana de Boxe, Carlos Luís, disse que o pugilista do Inter de Angola está totalmente recuperado para a voltar a vibrar o público com os enérgicos  socos.

"O atleta aguarda pela autorização do departamento médico para retomar os ringues. Caso haja um parecer favorável da equipa médica do clube da Polícia Nacional, o atleta vai ter como adversário o colega de equipa Carlos Masia para disputar a final de 91 kg", vaticinou.

Outro combate que pode atrair as atenções do público e dos amantes de boxe envolve atletas das equipas do Golfe II e do Inter de Angola, na categoria de 60kg. Carlos Luís sugere que Inocêncio Marques, do Golfe II, apresenta um estado de evolução positivo que pode reflectir na pressão sobre Pedro Gomes, do Inter de Angola, considerado "Chefe de Estado Maior".

"Os dois pugilistas são excelentes. Se houver um confronto directo, os amantes do boxe vão ser agraciados com um combate de luxo, onde o vencedor vai ser de difícil escolha", reconheceu.

As principais figuras emblemáticas da Taça de Angola, em masculinos são: Inocêncio Marques (Golfe II), Pedro Gomes (Inter de Angola), Raimundo Vidal (Inter de Angola), Carlos Masia (Inter de Angola), Mini Mbimbi (Electro do Lobito) e João Gomes (Electro do Lobito). As províncias de Cabinda e da Huíla podem sagrar-se as grandes revelações da prova. O atleta Saturnino Cambango, da Huíla, é um dos sérios candidatos.

A competição vai ser disputado nas 10 categorias de pesos 49 kg, 52 kg, 56 kg, 60 kg, 64 kg, 69 kg, 75 kg, 81 kg, 91kg e +91 kg. Os combates são de três rounds de cada três minutos.

As equipas são constituída por 10 pugilistas e contam com as presenças do Electro do Lobito, Waku Kungo, Futebol Clube de Cabinda, representantes da Huíla, Cabinda, Uíge, Lunda Norte, Lunda Sul, Cuando Cubango, Moxico, Huambo, Cuanza Norte, Cuanza Sul.

 A capital angolana, nas vestes de anfitrião, vai marcar presença com as formações da Mabor, Petrangol, Cazenga, Cobra Sport, Golfe II, Team Elite, Inter de Angola, Força Aérea de Angola, Exército, Marinha de Guerra Angolana e Estado Maior General.