Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tunsia alcana resultado indito

28 de Setembro, 2014

A seleco feminina de voleibol do Cazaquisto obteve um importante resultado no Campeonato Mundial,

Ontem, a equipa derrotou o México por três sets a zero, com parciais de 25/12, 25/16 e 25/21, em Verona, e fez o seu segundo resultado positivo na história do torneio.

O Cazaquistão só tinha vencido uma partida no Mundial de 2006, o primeiro que disputou, em que ficou na 17ª posição. No Grupo C, o mesmo do Brasil na primeira fase, a equipa derrotou os Camarões por três sets a zero, mas foi eliminada do torneio. No Mundial de 2010, perdeu todos os jogos.

A capitã cazaque Korinna Ishimtseva assegurou que a equipa "está muito feliz com a primeira vitória" e precisa de manter a concentração para a próxima partida. O resultado ajuda a equipa a manter o entusiasmo de que precisa  para o jogo de hoje contra a Tailândia. O resultado mantém também as oportunidades do Cazaquistão avançar para a segunda fase do Mundial da Itália.

Com os primeiros três pontos marcados, a equipa ocupa a quinta posição do grupo C, à frente apenas do México, agora eliminado, e com o mesmo desempenho da Tailândia. Hoje, as equipas asiáticas enfrentam-se na definição da quarta posição, a última vaga para a segunda fase.

Outro resultado histórico de ontem, em Itália, foi a vitória da Croácia sobre a Tunísia por três sets a um, com parciais de 25/6, 21/25, 25/16 e 25/13. O resultado permitiu a classificação da equipa europeia para a próxima fase.

O grande feito foi conquistado pela equipa africana, que venceu um set pela primeira vez na história do Mundial. A Tunísia disputou as edições de 1978 e 1986 do torneio, mas nunca tinha vencido uma parcial.

A Bulgária não teve problemas para conseguir a sua segunda vitória no Mundial, ao passar pelos Camarões com três sets a zero, com parciais de 25/16, 25/20 e 25/23, e ficou bem perto de se classificar. No grupo B, liderado pelo Brasil, a selecção europeia ocupa a terceira posição  com seis pontos.