Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Tyson Gay suspenso um ano por doping

04 de Maio, 2014

Agência Antidopagem destacou a colaboração de Tyson Gay que vai ficar fora das pistas durante um ano

Fotografia: AFP

O atleta norte-americano Tyson Gay, ex-campeão do mundo dos 100, 200 e 4x100 metros, foi suspenso por um ano pela Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA) devido a três controlos positivos.

 Conforme a USADA, Tyson Gay, de 31 anos, teve três análises positivas em 2013, que acusaram a presença de um esteroide anabolizante em amostras de urina recolhidas em dois controlos fora da competição e um em competição.

 Além da suspensão por um ano com efeitos a partir de 23 de Junho de 2013, data do controlo nos campeonatos norte-americanos, Tyson Gay aceitou a anulação dos resultados obtidos desde 15 de Julho de 2012, o que implica a perda da medalha de prata nos 4x100 nos Jogos Olímpicos de Londres já devolvida ao Comité Olímpicos dos Estados Unidos.

Quando foi notificado do controlo positivo, Gay decidiu colaborar com a USADA e retirou-se de todas as competições anteriores aos Campeonatos do Mundo de 2013, em Moscovo, para os quais se preparava.

 «Gay colaborou de forma substancial com a USADA ao concordar em fazer muitas audições e em colocar à disposição todos os produtos que utilizou na altura dos controlos positivos», lê-se no comunicado da agência. A USADA acrescenta que a colaboração permitiu a Gay obter uma redução de três quartos da suspensão de dois anos prevista no Código Mundial Antidopagem.

 Em Junho de 2013, Gay tinha a melhor marca mundial da época nos 100 metros, com 9,75 segundos. Campeão do Mundo de 100, 200 e 4x100 metros em 2007, Gay é o segundo homem mais rápido de sempre, a par do jamaicano Yohan Blake, com a marca de 9,69 conseguida em Setembro de 2009. Melhor só o jamaicano Usian Bolt, duplo campeão olímpico daquelas distâncias e detentor do recorde do Mundo do hectómetro (9,58).