Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

UNTA promove corrida contra a Sida

Silva Cacuti - 19 de Abril, 2014

No local de partida da prova podem ser feitas as últimas inscrições para a prova de estrada em saudação ao 1º de Maio

Fotografia: José Cola

Uma prova de estrada visa saudar o dia 1 de Maio, dia internacional do trabalhador vai ser disputada hoje em Luanda, sob a égide da Confederação Sindical (UNTA), com partida na Avenida Morthala Mohamed,  à Ilha de Luanda, nas imediações do Hotel Marinha e chegada na zona do porto Comercial de Luanda.

Conforme uma nota chegada à nossa redacção, a realização da prova visa também «dar uma contribuição ao trabalho de mobilização da sociedade e dos trabalhadores para a luta contra a propagação do HIV/Sida e da estigmatização dos seropositivos».

A prova, segundo apuramos, vai ter três tapas: A primeira compreende o percurso principal vai do Hotel Marinha ao Porto, prova em que os vencedores são premiados até ao terceiro lugar, nas duas classes, masculina e feminina.

A segunda etapa tem a partida nas imediações do Largo do Baleizão até ao Porto, para pessoas que queiram apenas fazer um teste à sua capacidade física e mental.

A terceira etapa tem a partida junto ao Banco Nacional e é para aqueles que pretendam juntar-se aos festejos do dia 1 de Maio. No local da prova podem ser feitas as últimas inscrições.

Recordar que a prova alusiva ao dia internacional do trabalhador já vai na sua 12ª edição.

Conforme apuramos, diferentemente de outras edições, este ano a organização não conta com os préstimos e o apoio técnico da Associação Provincial de Atletismo de Luanda.

A Associação tem disponibilizado juízes e cronometristas além de oficiais dos pontos de abastecimento.


Prova de fundo
Campeonato provincial
acontece na Tundavala


 A Associação Provincial de Atletismo da Huíla  organizou para   disputar hoje, a partir das 7h30m, no Estádio Nacional da Tundavala, a primeira jornada do Campeonato Provincial Absoluto de pista em que vão estar em evidência atletas dos escalões de juniores e seniores, em ambos os sexos.

«Vamos dar início amanhã (hoje) ao Campeonato Provincial Absoluto de pista em juniores e seniores no Estádio Nacional da Tundavala. Esta competição vai até ao mês de Junho e vai ser disputado  apenas aos sábados com o  objectivo de prepararmos convenientemente os nossos corredores que vão representar a província nos nacionais da modalidade nessas duas categorias», confirmou Augusto Diogo «Seco».

 Participam no certame cerca de 60 atletas em representação dos clubes Desportivo da Huila, Benfica Petróleos do Lubango, Escola do núcleo da Huila.

Além destes,  contam  com a participação de corredores residentes que representam as cores das equipas de Luanda, nomeadamente Petro de Luanda, 1º de Agosto e Interclube.

O responsável admitiu que o número de atletas que vai fazer parte destes provinciais é reduzido em virtude dos escalões de juvenis não entrarem nesta prova.

 O coordenador técnico referiu que os atletas da categoria de juniores em ambos sexos vão apenas cumprir   duas jornadas, isto é,  nos dias 19 e 26 deste mês, devido ao campeonato nacional onde vão estar  engajados de 3 a 4 de Maio, em Luanda.