Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Valentino Rossi pretende competir at aos 40 anos

21 de Fevereiro, 2019

Fotografia: Dr

O piloto Valentino Rossi disse que perder títulos na MotoGP,  faz-lhe  acreditar que \"merece\" ganhar o  décimo mundial, e isso,  está a ajudar a  manter a motivação até aos 40 anos de idade. Ao comentar  o que o faz  continuar a correr ao mais alto nível, depois de tantos anos, Rossi citou a derrota em 2006 para Nicky Hayden – causada por uma queda,  na corrida final em Valência – como prova de que \"merece\" ter um oitavo título na MotoGP.
\"Ganhar dez títulos é um sonho, em que eu ainda acredito muito, mas também é um grande pesar, porque eu mereci isso. Eu perdi dois títulos (2006 e 2015) na última corrida, e também fui vice -campeão muitas vezes (2000, 2014 e 2016), então, a minha carreira merece 10 títulos. É, também por isso, que eu ainda tento.\"
E, acrescentou: \"Valência 2006, se eu ficasse calmo e não caísse, tinha vencido. Então, havia algumas coisas que eu não sabia, se eram erros ou não – mudar para a Ducati, ou mudar para a Yamaha, quando estava a ganhar na Honda. Depois, aconteceu o que aconteceu no final de 2015, quando infelizmente perdi o campeonato para Lorenzo, novamente em Valência. Mas o erro real foi em 2006, eu poderia ter vencido.\"
Apesar da elevada idade para o desporto, Rossi não descartou a possibilidade de assinar um novo contrato, para disputar a MotoGP após 2020. \"Honestamente, eu não sei\", disse o italiano, quando perguntado se o seu actual contrato com a Yamaha será o último. \"Pode ser o último, talvez não. Estamos a falar, de como algo vai terminar, antes mesmo de começar. Tenho muito desejo e há mais dois anos. Mas também começo a pensar, que  podem ser os meus últimos. Ainda não decidi.\"
Rossi também disse que sente grande satisfação em provar que aqueles que sentiam que ele devia aposentar-se há alguns anos,  estavam errados.\"As primeiras críticas aconteceram em 2007, quando eu já tinha ganho cinco títulos, na MotoGP. As pessoas pensaram que eu estava no final da carreira. Mas eu ganhei mais dois títulos, acima de tudo, depois de mais de 10 anos, estou ainda aqui. Isso faz-mr rir. Quando eu não vou bem num teste, ou termino em quarto, perguntam-me se tenho de parar. Parece um pouco extremo\".
Marc Márquez, que Rossi admitiu no ano passado, é uma ameaça crescente para alguns dos seus recordes na MotoGP, perguntaram-lhe recentemente se  podia  ver-se a competir até os 40 anos, como seu rival. O piloto da Honda respondeu: \"claro, que você quer andar com 40 anos e ainda ter motivação, mas é outra coisa, andar aos 40 anos e ser um dos favoritos ao título. Isso é incrível, eu gostaria de chegar aos 40 anos e ter motivação, mas a paixão de cada piloto é diferente. Ele abriu uma porta para os outros continuarem com essa idade.\"