Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Valter da Silva vence GP INADEC

21 de Julho, 2014

Em segundo ficou o Santos FC, em terceiro o Porcelana do Cuanza Norte, em quarto o Núcleo do Rangel e em quinto o Núcleo do Cazenga.

Fotografia: Santos Pedro

O ciclista Valter da Silva e o Benfica arrebataram ontem, na Marginal de Luanda, os troféus correspondentes aos primeiros classificados da IV edição GP Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC). A prova visou celebrar o 17º aniversário da fundação do INADEC, que se assinala no dia 25 do corrente mês.

Valter da Silva conquistou a etapa de estrada de 80 km, no percurso entre Mazozo (Km 45), Catete e estrada da Cabala, retorno pela mesma via e corte da meta em Catete, terminando a corrida com 2h07, à média de 37,9 km por hora. Na prova de velocidade de 46 km, em circuito fechado, Valter Silva voltou a confirmar o seu bom momento de forma, ao disputar a prova sem oposição à altura.

Os ciclistas Tuassole Victor e Vagner Chikito, ambos do Benfica de Luanda, segundo e terceiro classificados, foram incapazes de conseguir forças suficientes para anular a desvantagem de 19 segundos e 38 segundos, respectivamente. A classificação final do GP em seniores foi a seguinte: Valter da Silva (2h52), Gabriel Cole (2h54), Adilson Domingos (2h54), Tuassole Victor (2h55) e Zeferino Epalanga (2h55).

Em cadetes e juvenis, o melhor foi Rogério de Carvalho (Benfica). Em seguida ficaram Sebastião Kiambote (Núcleo do Cazenga), Nelson Adão (Núcleo do Rangel), Kiambote Kiassunga (Núcleo do Cazenga) e Domingos Pedro (Núcleo do Cazenga). A competição disputada pelos ciclistas master foi dominada por Sandro Carvalho, que venceu as sete voltas do circuito fechado com o tempo de 30 minutos e 25 segundos.

Com mais 11 segundos ficaram nos lugares imediatos João Cavaleiro, José Marinho, Marcos Fonseca, Bruno Santos, Ederson Machado e João Pacheco.
Por equipas, o Benfica foi o grande vencedor do torneio de aniversário do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor. Em segundo ficou o Santos FC, em terceiro o Porcelana do Cuanza Norte, em quarto o Núcleo do Rangel e em quinto o Núcleo do Cazenga.
AA

Vuelta começa em França

A Volta a Espanha em bicicleta de 2016 vai começar na cidade francesa de Nimes, anunciou hoje o presidente da câmara local, Jean-Paul Fournier, antes da chegada da 15.ª etapa da Volta a França àquela localidade. “Será a primeira vez que a Vuelta arranca em França e começará com um contrarrelógio por equipas”, assegurou o presidente da Câmara de Nimes num diário municipal distribuído na sequência da chegada da 15.ª etapa do Tour à cidade do sul de França.

Fontes da organização da prova espanhola revelaram à Agência Efe que estão a decorrer negociações para que Nimes albergue o começo da edição de 2016, mas indicaram que o acordo ainda não está fechado. A Vuelta2014 começa em Jerez de la Frontera, a 23 de Agosto, enquanto a de 2015 começa na Holanda.

KRISTOFF
O ciclista  Alexander Kristoff (Katusha) conquistou ontem a sua segunda vitória na 101.ª Volta a França, depois de ultrapassar nos 100 metros finais os fugitivos da 15.ª etapa. Num final emocionante, Jack Bauer (Garmin-Sharp), o último resistente, e Martin Elmiger (IAM Cycling) foram apanhados já em pleno sprint, depois de quase 220 quilómetros em fuga, com Kristoff da Katusha a voltar a ser o mais forte na chegada, batendo   Heinrich Haussler (IAM Cycling) e  Peter Sagan (Cannondale).

Kristoff, que cumpriu os 222 quilómetros entre Tallard e Nimes em 04:56.43 horas, encabeçou o pelotão, onde seguiam todos os grandes nomes, incluindo Rui Costa (Lampre-Merida) e o camisola amarela Vincenzo Nibali (Astana), que continua seguro na liderança. Nesta segunda-feira, o Tour cumpre o seu segundo dia de descanso, regressando à estrada na terça-feira para uma longa maratona de 237,5 quilómetros entre Carcassonne e Bagnères-de-Luchon.