Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vanderson Dias ganha "fôlego"

Álvaro Alexandre - 07 de Julho, 2016

Vanderson, ganhou novo fôlego

Fotografia: Eduardo Pedro

O jogador Vanderson Dias, de Angola, ganhou novo fôlego no Open Internacional de Xadrez da África do Sul, ao derrotar ontem no anfiteatro da Universidade de Cape Town, o sul africano Benny Levin, amealha mais pontos que  permite ficar entre os 20 melhores da competição.

A vitória diante do Benny Levin abriu boas perspectivas para o novo reforço da formação do Progresso Associação do Sambizanga. O triunfou reactivou a condição de  lutar até ao fim e ocupar um dos cinco primeiros lugares do Open Internacional.

 Kevin Jacobs, da África do Sul, foi altamente superior no confronto directo com o João Amaral, de Angola. Com esta derrota, o angolano somou o  segundo desaire na prova.  
A VII jornada, concluída ontem,  MI Watu Kobese, da África do Sul, derrubou o MF Roberto de Abreu, da África do Sul, CM Richard Mbedza, do Malawi, perdeu com o MI Donovan Van Den Heever, da África do Sul, e Ewan Kromhout, da África do Sul, foi aniquilado pelo MI Daniel Jere, da Zâmbia.

O MI Daniel Cawdery, da África do Sul, empatou com o GM Aleksa Strikovic S, Sérvia, e Joseph Mwale, do Malawi, repartiu o ponto com o CM Lyndon Bouah, da África do Sul.
 Vanderson Dias é o melhor xadrezista angolano no Open de Cape Town. O atleta está 16ª posição com cinco pontos e está enquadrado no terceiro grupo dos participantes, integrado por 18 membros. O companheiro João Amaral encontra-se na 33ª posição com quatro pontos.

O GM Aleksa Strikovic, da Sérvia, e MI Watu Kobese, da África do Sul, partilham a liderança do Open Internacional de Xadrez da África do Sul, com seis pontos.
Com 5,5 pontos cada, estão escalonado do terceiro ao sétimo lugar, o MI Daniel Cawdery, da África do Sul, MI Daniel Jere, da Zâmbia, Joseph Mwale, do Malawi, MI Donovan Van Den Heever, da África do Sul, e CM Lyndon Bouah, da África do Sul.

A VIII ronda disputa-se hoje, às 10 horas, no mesmo local, com o sul africano Lutho Mfazwe a enfrentar uma batalha sem tréguas com o angolano Vanderson Dias, e o cidadão de Angola, João Amaral, mede forças com o Glen Willenberg, da África do Sul.

O GM Aleksa Strikovic, da Sérvia, recepciona o MI Daniel Jere, da Zâmbia, CM Lyndon Bouah, da África do Sul, disputa o ponto com o MI Watu Kobese, da África do Sul, M Donovan Van Den Heever, da África do Sul, defronta o MI Daniel Cawdery, da África do Sul, e MF Calvin Jong Klaasen, da África do Sul, enfrenta o Joseph Mwale, do Malawi.