Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vanderson enfrenta Benny Levin

Álvaro Alexandre - 06 de Julho, 2016

 Angolanos procuram sobreviver perante o alto nível competitivo aos sul-africanos

Fotografia: Domingos Cadência

O angolano Vanderson Dias ajusta as contas hoje, às 10h00, no anfiteatro da Universidade de Cape Town, com o sul-africano Benny Levin na partida pontuável para a sétima jornada do Open Internacional de Xadrez da África do Sul.

O atleta do Progresso  Sambizanga procura  desfazer-se do empate forçado que obteve ontem diante do compatriota João Amaral, do 1º de Agosto. Ciente da grande capacidade do angolano, o sul-africano Benny Levin deve querer um confronto renhido. 

Noutra partida, o angolano João Amaral pretende impor uma estratégia diferente para se defender do ataque do sul-africano Kevin Jacobs. Depois do empate, uma vitória é importante para elevar as cores da equipa do Rio Seco e pessoal no ranking internacional.

Entre os "dinossauros", as emoções ganham novos contornos, com o aproximar do fim da competição. O MI sul-africano Daniel Cawdery defronta o GM sérvio Aleksa Strikovic, o MI sul-africano Watu Kobese enfrenta o compatriota MF Roberto de Abreu, o  malawiano Joseph Mwale joga com o CM sul-africano Lyndon Bouah, CM malawiano Richard Mbedza enfrenta o  MI sul-africano Donovan Van Den Heever e o sul-africano Ewan Kromhout defronta o MI zambiano Daniel Jere.

O empate dos angolanos João Amaral e Vanderson Dias prejudicou as contas finais. Os dois atletas atrasaram-se na corrida ao título do Open Internacional de Xadrez da África do Sul. O atleta do Progresso Sambizanga está na 23ª posição, um lugar acima do atleta do 1º de Agosto, ambos com quatro pontos.

Ontem, para a mesma jornada, a sexta, o GM sérvio Aleksa Strikovic derrotou o MI sul-africano Watu Kobese, CM sul-africano Lyndon Bouah venceu o compatriota Kenneth Sean Willenberg, MF sul-africano Roberto de Abreu ganhou ao sul-africano Victor Seleka Mahooana, o zambiano MI Daniel Jere empatou com MI sul-africano Daniel Cawdery, MI sul-africano Donovan Van Den Heever empatou com o sul-africano Alexander Kromhout e o sul-africano Ewan Kromhout empatou com MF sul-africano Calvin Jong Klaasen.

À entrada da sétima jornada, a liderança do Open Internacional de Xadrez, da África do Sul é partilhada por sete atletas com cinco pontos cada. Trata-se do GM Aleksa Strikovic, MI Watu Kobese, MI Daniel Cawdery (África do Sul), Joseph Mwale (Malawi), MF Roberto de Abreu (África do Sul), CM Richard Mbedza (Malawi) e CM Lyndon Bouah (África do Sul).