Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vanderson joga Open de Portugal

lvaro Alexandre - 25 de Janeiro, 2018

De recordar que o Vanderson Dias conquistou trs importantes ttulos no ano transacto. campeo nacional de partidas rpidas, universitrio e provincial individual de Luanda.

Fotografia: Agostinho Narciso | EDIES NOVEMBRO

O xadrezista do Progresso Sambizanga, Vanderson Dias, aceitou o convite da Federação Portuguesa de Xadrez para participar do Open  de Portugal 2018 a decorrer de 3 a 9 de Fevereiro, no pavilhão Casal Vistoso de Lisboa. O torneio internacional conta com 252 participantes, dos quais três representam o continente africano. Outros dois são os Mestres Internacionais de Angola, David Silva (2257), e da África do Sul, Daniel Cawdery (2446).
Vanderson  Dias exibiu rosto radiante por ter recebido convite da Federação Portuguesa para participar de um evento, onde vão estar presentes nomes sonantes do mosaico mundial.
\"Não posso ficar indiferente pelo grande gesto. É uma soberana oportunidade e vou aproveitá-la da melhor maneira\", disse.
Vanderson Dias assegura que \"o contacto com a elite do xadrez mundial vai ser explorado ao máximo\". \"Pretendo regressar com pelo menos 20 pontos e o foco principal é a preparação para o campeonato africano da zona 4.3 agendado para Abril, em Moçambique, onde o objectivo é vencer a competição para alcançar o título de Mestre Internacional\", disse.
Outro objectivo de Vanderson Dias para 2018 é \"garantir um lugar na delegação que vai representar o país nas Olimpíadas Mundiais de Xadrez agendadas de 26 de Setembro a 6 de Outubro na República da Geórgia\".
Nas competições doméstica, o jovem angolano tem outros sonhos: \"não coloco de parte a conquista dos campeonatos nacionais individual e de por equipas\".
De recordar que o Vanderson Dias conquistou três importantes títulos no ano transacto. É campeão nacional de partidas rápidas, universitário e provincial individual de Luanda.

PARTICIPANTES
Com Elo médio de 1954, entre os 252 participantes, no top 10 não consta nenhum xadrezista anfitrião. Os destaques são os seguintes o Grande Mestre (GM)  russo Anton Demchenko (2671), GM francês Tigran Ghamarian (2622), GM sérvio Aleksandar Indjic (2614), GM norte-americano Samuel Sevian (2614), MI russa Nikita Petrov (2575), GM argentino Federico Perez Ponsa (2553), GM turco Vahap Sanal (2551), GM espanhol Oleg Korneev (2548), GM romeno Vladislav Nevednichy (2548) e MI espanhol Jaime Santos Latasa (2546).
ÁA