Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Velejadores Angolanos Perto do Mundial

Rosa Panzo - 04 de Junho, 2015

Atletas angolanos estiveram em grande no estágio em Moçambique e estão perto da Malásia

Fotografia: Dombele Bernardo |

Os campeões nacionais da classe laser radial 2015, da categoria júnior, Filipe André e Domingas Huambo carimbaram o passe de acesso ao Campeonato do Mundo da Malásia, prova a decorrer de 27 de Dezembro a 3 de Janeiro de 2016. Na classe masculina, Filipe André conseguiu o passe, em virtude de ter conquistado  uma medalha de ouro, no estágio internacional que decorreu em Maputo com duração de dez dias.

Domingas Huambo ficou em quarto lugar, classificação que lhe deu direito ao apuramento directo  ao mundial. O velejador Manuel Lelo que acompanhou os dois atletas em Maputo, a título de treinador pela sua experiência profissional, disse que apesar dos seus colegas enfrentarem uma prova extremamente difícil, tiveram um desempenho positivo. “ Os dois atletas passaram por uma experiência muito difícil, mas o melhor da história é que  concretizamos o objectivo que nos levou a participar deste estágio. Queríamos trazer a qualificação na bagagem e conseguimos”, concluiu.

Para Manuel Lelo, o nível da prova foi muito competitivo, pelo facto de participarem os melhores da categoria da região. “ Foi bom passar por esta experiência, porque na Malásia eles vão enfrentar uma prova mais competitiva do que esta, que lhes deu acesso ao apuramento”, referiu.

Pela experiência profissional de Manuel Lelo, o conselho técnico do Naval, indicou o velejador para orientar os seus colegas de trabalho. 
Na véspera, o técnico principal do clube, Moisés Camota, não podia ausentar-se do país pelo facto de estar a acompanhar os técnicos e atletas do Clube que frequentavam uma acção formativa.