Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Velocidade anima Tundavala

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 14 de Março, 2015

Despique de jovens huilanos agita hoje as provas de velocidade na pista da Tundavala

Fotografia: Dombele Bernardo

O coordenador técnico da Associação da Huíla, Augusto Diogo, referiu que a competição serve de preparação para os clubes locais, visando o campeonato nacional de pista na categoria de juvenil, agendado para a primeira quinzena do mês de Abril.

Augusto Diogo, também conhecido por "Seco", disse que o surgimento da Escola de Assessoria Desportiva Manuel António Sports no campeonato provincial de pista dá outro cariz à competição. No passado, a prova era somente disputada pelo Interclube da Huíla, Benfica do Lubango e Clube Desportivo da Huíla. 

O dirigente associativo destacou que a aparição de novas escolas apostadas na massificação relança o atletismo na província. Nos anos anteriores, os clubes huilanos detinham a hegemonia nas provas nacionais em todos os escalões.

O Núcleo da Escola Baptista, encabeçada pela antiga fundista angolana Ana Isabel e a Escola do Tchioco vão entrar em funcionamento nos próximos dias, segundo Augusto Diogo.

O responsável associativo apela ao apoio da sociedade huilana para a manutenção das escolas de formação em atletismo, uma iniciativa de pessoas particulares.

"Sem os apoios, esses projectos podem ficar pelo caminho", disse.