Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Veludo refora seleco

Silva Cacuti - 18 de Maio, 2015

Francisco Veludo, a grande novidade da convocatria de Orlando Graa,

Fotografia: Nuno Flash

A inclusão do guarda-redes, Francisco Veludo, é a grande novidade da convocatória de Orlando Graça, seleccionador nacional, para a campanha da selecção sénior masculina que vai disputar a 42ª edição do Campeonato do Mundo,  a decorrer de 20 a 27 de Junho, na região francesa de La Roche-Sur-Yon. A convocatória vai ser tornada pública hoje.

O guarda-redes, 26 anos, representou na última época a equipa dos Tigres, do campeonato da primeira divisão de Portugal, mas assinou para actuar na próxima época pelo Juventude de Viana, oitavo classificado do campeonato português.

A baliza é o sector que mais preocupa a equipa técnica nacional, depois da aposentação de Tiago Sousa e Pedalé, que a defenderam no último campeonato mundial, disputado em Luanda e no Namibe.

O seleccionador nacional conta ainda, neste sector com Watanga e Hugo, que a defenderam aquando da disputa da Taça das Nações de Montreux, Suíça, em Abril. Entre os jogadores de campo, destaque para as chamadas de Nery, Ziga e Filipe Bernardino que voltam a merecer a oportunidade de lutar por um lugar entre os dez da convocatória final. Eis os convocados: Francisco Veludo, Watanga e Hugo (guarda-redes); João Pinto, Johe, Payero, Big, André Centeno, Ziga, Nery, Paizinho, Márcio Fernandes e Filipe Bernardino.

A equipa viaja para a Europa a 25 do corrente,  na Catalunha deve estagiar até perto da data do campeonato mundial. O grande objectivo da selecção nacional passa pela melhoria do nono lugar alcançado em Luanda.

A equipa vai jogar a primeira fase do mundial inserida no grupo A, ao lado da Holanda, Espanha, França e Espanha. No grupo B integram a Argentina, Moçambique, Inglaterra e Suíça. Portugal está inserido no grupo C, com as equipas do Brasil, Áustria e Alemanha. O Grupo D é composto pelas equipas do Chile, Itália, África do Sul e Colômbia.