Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vencedores podem comemorar

19 de Fevereiro, 2014

Com a inclusão de uma excepção, a entidade reguladora da competição permitiu que os vencedores realizem um “acto de celebração”.

Fotografia: AFP

Depois de multar Sebastian Vettel por comemorar suas vitórias com zerinhos (giro de 360º graus sobre o próprio eixo) na pista, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) publicou uma actualização ao regulamento para a temporada de 2014, para permitir a comemoração aos pilotos vencedores.

No final do ano passado, quando mantinha uma longa sequência de vitórias consecutivas, Vetter comemorou com zerinhos e a Red Bull foi multada em 25 mil euros por não cumprir o Artigo 30.4, que proíbe que os pilotos párem o carro na pista sem justificação. Com a inclusão de uma excepção, a entidade reguladora da competição permitiu que os vencedores realizem um “acto de celebração”.

“Uma excepção ao Artigo 30.4 pode ser concedida ao piloto vencedor, a realização de um acto de celebração antes de chegar ao “parc femé”, desde que tal acto: a) seja realizado de forma segura e não coloque em risco outros pilotos e qualquer comissário. b) Não coloque em questão a legalidade de seu carro. c) Não atrase a cerimónia do pódio”.

LE MANS
O antigo guarda-redes Fabian Barthez e uma equipa de Sebastien Loeb são os principais destaques na lista de inscritos para a edição de 2014 das 24 horas de Le Mans de automobilismo, ontem divulgada.De acordo com o Automobile Club de l'Ouest (ACO), o nove vezes campeão do mundo de ralis, apesar de não participar, inscreveu um único carro da Sebastien Loeb Racing em prova, na classe LMP2, Rene Rast o piloto principal.

O antigo guarda-redes francês Fabien Barthez, campeão do Mundo em 1998 e campeão da Europa em 2000, vai cumprir o sonho de participar nas 24 horas de Le Mans, na classe GTE-Am com um Ferrari 458 Italia GTC.Desde que deixou o futebol o francês dedica-se aos automóveis, compete essencialmente em campeonatos de carros de turismo. O piloto português Filipe Albuquerque está também inscrito, no LMP1, a categoria principal, como piloto principal do terceiro Audi R18 e-tron quatro, faz equipa com Oliver Jarvis e Marco Bonanomi.