Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vettel est contra excesso de castigos

06 de Julho, 2018

A punio frustrou um pouco o piloto alemo.

Fotografia: AFP

No Grande Prémio da Áustria, disputado no último final de semana, Sebastian Vettel conseguiu atingir o seu objectivo de regressar a liderança do campeonato, apesar de terminar a corrida na terceira posição. Este resultado poderia ter sido melhor, caso Vettel não tivesse sido punido durante o treino qualificatório, quando ficou no meio do caminho de Carlos Sainz, num movimento considerado irregular.
Após o qualificatório, o alemão explicou que a Ferrari acabou por não lhe avisar da aproximação do piloto da Renault, mesmo sabendo que ele estava com um problema na visão traseira com seus espelhos. Porém, nem mesmo essa justificativa serviu para aliviar a punição de três posições na grelha de partida.
A punição frustrou um pouco o piloto alemão, que entende a punição como severa. Porém, o culpado por esses tipos de penalizações muito fortes não são os comissários, na visão de Vettel, mas sim dos próprios pilotos.
“Não me falaram. Tentei ficar de olho nele. Não quero me prolongar muito sobre isso, mas… o livro de regras agora é muito grande. Acho que isso é o resultado por todos os pilotos, todos nós, choramingarmos e reclamarmos. ‘Oh, ele fez isso, ele fez aquilo. No fim, deveríamos poder resolver tudo na pista. É nisso que acredito”, afirmou o tetracampeão mundial.
Questionado sobre o assunto, o director de provas da FIA, Charlie Whiting, explicou que as punições são feitas de acordo com a ampliação da rega e no uso de um banco de dados de incidentes anteriores na categoria. Por isso, a punição de três posições na grelha de partida, foi vista como justa pela entidade.No entanto, o director indicou que, num futuro, a Fórmula 1 pode começar a ter punição de acordo com a consequência de cada caso. Dessa forma, por exemplo, o erro de Vettel, que não gerou nenhuma complicação maior, renderia uma punição mais leve ao piloto.