Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Viana realiza primeira edio de So Silvestre

Jessuares Francisco, Cacuaco - 28 de Novembro, 2019

Fotografia: Paulo Mulaza| edies novembro

A municipalidade de Viana organiza a primeira edição da São Silvestre, em saudação ao dia 13 de Dezembro, data em que se comemora o 54º aniversário de ascensão dessa circunscrição à categoria de município, soube o Jornal dos Desportos, de Manuel Bessa Rodrigues, director do Gabinete Municipal da Cultura, Juventude e Desportos.  
Em entrevista que concedeu ao nosso jornal, Manuel Bessa Rodrigues realçou que a prova a ter lugar a partir das 15H00 do próximo dia 21 de Dezembro, é abrangente às duas classes (masculina e feminina), tem um percurso estimado em oito quilómetros, com o ponto de partida na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda/Bengo, e término na Administração Municipal de Viana.
O itinerário abrange a Estrada Nacional 230, passando defronte à empresa Teixeira Duarte Automóveis (TDA), rua do Cemitério Municipal de Viana, Mercado da Regedoria até á Administração Municipal local, que é a meta final.
As inscrições para os atletas não federados estão já em curso desde ontem defronte à direcção Municipal da Cultura, Juventude e Desportos e na Casa da Juventude de Viana, ao passo que, para os clubes, estas são feitas na associação provincial de Luanda. 
Para o efeito, os organizadores contam com o apoio da Associação Provincial de Atletismo de Luanda e com alguns parceiros, que ponderam dar alguma sustentabilidade aquilo que foi traçado pela comissão organizadora.
Para além de atletas federados e não federados, Manuel Bessa Rodrigues adiantou que nesta primeira edição da São Silvestre vão contar também atletas paralímpicos, bem como outros interessados vindos das províncias do Cuanza Sul e Huambo, em função das cartas recebidas a partir dessas regiões, que vão se juntar aos festejos do 54º aniversário do município de Viana.
Ainda no âmbito das festividades do aniversário de Viana, haverá igualmente uma corrida da família, com uma distância de apenas dois quilómetros, em que poderão correr também pessoas da terceira idade.
Manuel Rodrigues alertou que a São Silvestre em referência vai servir de balão de ensaio para o município de Viana, porque no próximo haverá a introdução de outras modalidades desportivas, como andebol, futsal, basquetebol, voleibol, atletismo e xadrez, com vista ao levantamento do desporto na circunscrição de Viana.
No que tange à inspecção das condições, Manuel Bessa Rodrigues disse que uma comissão coordenada pelo administrador municipal, Fernando Eduardo Manuel, e integrada igualmente pela Policia Nacional e pela direcção de infra-estruturas do municipio, já está a ver a situação do tapete asfáltico no traçado.
A Refriango estará encarregue da distribuição da água, em função de um contacto directo que vem sendo mantido com a comissão organizadora, no sentido desta ser um dos principais parceiros, para além de que conta-se também com o apoio de outras empresas no município.