Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vice-governadora da Huíla felicita caravana estudantil

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 07 de Setembro, 2014

Maria João Tchipalavela felicitou a caravana desportiva huilana por ter conquistado alguns troféus

Fotografia: Jornal dos Desportos

“Estão de parabéns, não só pelo facto de terem ganho medalhas e algumas taças, mas também pelo facto de terem participado e trazido uma taça muito importante, a Taça “fair- play”. Isto significa, que a escola não é só um espaço onde estamos na sala de aula para receber conhecimentos, mas onde nos formámos, criámos um conjunto de atitudes e comportamentos que se revelam naquilo que é a nossa conduta”, destacou.

A governante deu os parabéns aos técnicos que desempenharam um papel importante no acompanhamento dos petizes na competição. Maria João Tchipalavela sublinhou ter a certeza de que “aqui vão sair grandes desportistas, mas também grandes homens e mulheres que vão fazer crescer ainda mais o país”.

Juca Fernandes, responsável pela caravana huilana considerou  positiva a participação nos Jogos Nacionais Escolares. O dirigente revelou que depararam com adulteração de idades, o que complicou os objectivos preconizados: “estar no pódio em todas a modalidades”.

A Huíla conquistou a medalha de prata, no basquetebol, de bronze no salto e ainda ouros nas provas de corta-mato, 100 metros e 400 metros.

                
ASSOCIATIVISMO
Desporto escolar
relançado na Huíla


O relançamento do projecto de massificação do desporto escolar na província da Huíla foi marcado com a entrega de 300 bolas para cada um dos 14 municípios da província. .O acto da direcção provincial de Educação foi testemunhado na escola 11 de Novembro pelos directores de escolas, alunos de diversas instituições públicas e privadas da cidade do Lubango e pela vice-governadora para o Sector Político e Social, Maria João Tchipalavela.
Das 300 bolas, o futebol “onze” foi contemplado com 100, o mesmo número para basquetebol e andebol.

O director provincial da Educação da Huíla, Américo Tchicoti sublinhou que o projecto é coordenado de forma conjunta entre a direcção da Educação, Ciência e Tecnologia e a direcção provincial da Juventude e Desportos. O responsável garantiu que cabe à direcção que dirige, coordenar, articular todos os aspectos atinentes à mobilização dos alunos nas diferentes escolas e mobilizar os professores de Educação Física.

Américo Tchicoti informou que desde de 2012, a direcção da Educação está a conduzir um processo de formação de monitores de Educação Física que termina ainda este ano. Por isso, sustentou “o aporte desses técnicos e novos professores de Educação Física vão impulsionar a condução do projecto”.

O responsável assegurou que “maiores oportunidades estão abertas” para que as escolas possam levar avante o projecto de massificação do desporto na escola.
GAUDÊNCIO HAMELAY- LUBANGO