Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vice-presidente da Federao na Comisso Arbitral Africana

05 de Julho, 2013

Ildio Cndido vice-presidente desportivo da Federao Angolana de Andebol e sexto dirigente a integrar as comisses da CAHB

Fotografia: Jornal dos Desportos

Ilídio Cândido, vice-presidente desportivo da Federação Angolana de Andebol (FAAND), foi nomeado para integrar a Comissão Arbitral da Confederação Africana da modalidade (CAHB), reforçando assim a posição do país nas estruturas decisivas da instituição continental.

Um comunicado de imprensa da FAAND, distribuído quarta-feira em Luanda, diz que a indicação surge na sequência do trabalho desenvolvido pelo órgão reitor do andebol em Angola, consubstanciado no crescimento e expansão da modalidade no país.

Deste modo, Ilídio Cândido junta-se aos cinco compatriotas, anunciados em princípios deste ano para ingressar nas comissões de especialidade da Confederação Africana de Andebol, em função do contributo que Angola tem dado para a modalidade no continente.

Abel David (para a Comissão Médica), Pina de Almeida (Técnica e Metodologia), Elsa Major (Grupo de Trabalho para o andebol feminino) e José Venâncio (Arbitragem e Regras de Jogo) fazem também parte das estruturas da CAHB.

Depois de Pedro Godinho, presidente da FAAND e até então único dirigente no Comité de Organização de Competições da CAHB, o país consegue colocar seis responsáveis em busca de mais lugares de decisão nas estruturas do órgão reitor da modalidade em África.

Abel David foi o médico da selecção nacional de cadetes no Mundial de 2012, disputado em Montenegro. Elsa Major é vice-presidente da FAAND e José  Venâncio é ex-presidente do Atlético Sport Aviação (ASA) e antigo árbitro internacional de andebol.

Pina de Almeida, director técnico nacional, foi seleccionador nacional sénior feminino na década de 1980 e masculino (2000 e 2002). Assumiu a equipa júnior masculina no Africano 2006, na Líbia, ficando em quinto lugar.

Pina de Almeida é responsável pelo primeiro título continental do país em andebol, ao vencer a Taça dos Clubes Campeões em 1986, no comando do Ferroviário.