Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vicente vence "Mota Gomes"

Silva Cacuti - 23 de Novembro, 2014

FAA homenageou ontem antigo atleta

Fotografia: M. Machangongo

A prova, que contou com a participação de mais de 60 corredores, serviu para os corredores nacionais prepararem a 59ª edição da São Silvestre, mas não teve registos famosos. As  ausências de Francisco Caluvi, Avelino Ndumbo, Alexandre João, Rafael Epesse, entre outros, roubaram algum fulgor à competição.

A prova não correu o percurso habitual da São Silvestre, como devia ser, para alguns analistas, mas a ideia da homenagem a Mota Gomes foi aplaudida por agentes da modalidade.

Domandre Mota, filha do homenageado, disse ser uma honra ver os feitos do seu pai serem reconhecidos através da institucionalização de uma prova de carácter nacional.

João Ntyamba, referência da modalidade, disse que "é salutar saber do reconhecimento da figura de Mota Gomes" e apelou a maior participação de corredores de todo o país na próxima edição.

António Andrade, veterano da modalidade, também louvou a iniciativa com um senão: o ancião deplorou a ausência de figuras do Ministério da Juventude e Desportos na homenagem.

"É sempre bom viver momentos destes de exaltação de uma grande figura do desporto angolano. Pena é que não se faça aqui presente nenhum representante do Ministério da Juventude e Desportos. Digo pena, porque Mota Gomes foi pioneiro, conquistou uma das primeiras medalhas do nosso país independente e estas instituições não devem ficar indiferentes a estes eventos", desabafou.

Mota Gomes faleceu em Abril de 2013. À data da sua morte, Mota Gomes exercia as funções de secretário-geral da Federação Angolana de Atletismo. Como corredor, foi o primeiro atleta angolano a conquistar uma medalha de bronze  em competição africana, nos Jogos da África Central (400m e 800 m), realizados em Angola, em 1981.