Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Vida de Sayovo retratada em livro

Melo Clemente - 11 de Agosto, 2016

Biografia do velocista angolano, José Armando Sayovo,

Fotografia: Vigas da Purificação

"O céu pode esperar" é o título do livro que retrata a biografia do velocista angolano, José Armando Sayovo, obra apresentada ontem, em conferência de imprensa, numa das salas do Hotel Epic Sana, em Luanda.

Escrito por Abílio da Conceição, a obra conta em 111 páginas os principais momentos da brilhante carreira do velocista paralímpico que atingiu o auge nos Jogos Paralímpicos de Atenas, Grécia, em 2004, quando conquistou nada mais, nada menos, do que três medalhas de ouro, nos 100, 200 e 400 metros, batendo inclusive os respectivos recordes.

O livre estará a disposição do público a partir do dia 20 do mês em curso, na Largo da Independência, ao preço de três mil kwanzas, segundo fez saber o autor da obra.

Na ocasião, o antigo internacional angolano, agora nas vestes de conselheiro do Comité Paralímpico Angolano (CPA), mostrou-se regozijado por ver a sua vida desportiva retratada em livro.

"Pra mim é motivo de grande satisfação ver o meu percurso desportivo retratada em livro, facto que vai acabar por incentivar os atletas mais jovens que pretendem seguir as minhas peugadas. Por isso, gostaria de agradecer ao senhor Abílio da Conceição por ter dito esta iniciativa, assim como a direcção do CPA, a BP Angola e a Multichoice Angola", disse José Armando Sayovo.

Leonel da Rocha Pinto, presidente do Comité Paralímpico Angolano, considera que "José Sayovo é fonte de inspiração para os angolanos e deve ser visto como um símbolo nacional".

POLIDESPORTO
Longonjo aposta
na massificação


A administração do município do Longonjo, cuja vila localiza-se a 64 quilómetros a oeste da cidade do Huambo, vai apoiar, este ano, os programas de massificação desportiva, dando primazia ao basquetebol, futebol salão e futebol 11.

A intenção foi manifestada terça-feira, pelo administrador local, João Sérgio Raul, no encontro com os jovens deste município, para auscultar os principais problemas desta franja da sociedade.

Informou que o apoio vai consistir na aquisição de equipamentos para prática desportiva, criação de campos e organização de campeonatos, em ambos os sexos e diferentes faixas etárias.

O administrador disse que o desporto é de extrema importância, por propiciar lazer aos munícipes e promover a união entre os praticantes e não só.

Actualmente existem, neste município, 14 equipas de futebol 11, sendo 11 masculinas e três femininas, uma masculina de basquetebol e outra masculina de futebol salão.